A guerra no Oriente Médio, provocada pelo ataque do grupo terrorista Hamas a Israel, em 7 de outubro, continua a mobilizar a atenção do mundo. Para entender melhor o que está acontecendo por lá, buscamos saber a opinião de quem acompanha o assunto. Deborah S. Chammah é gerente de educação e Cléo Assunção é coordenadora do Centro de Relações Institucionais na StandWithUs Brasil, organização educacional não governamental que trabalha pela paz, além de combater o antissemitismo.

Uma das perguntas diz respeito à paz. Neste momento tão grave, que entristece crianças e adultos de todas as nacionalidades, o Joca propõe que seja feita uma reflexão sobre esse tema. A paz não apenas em territórios distantes, como na nossa sociedade, escola, família e entre amigos. Como jornal, cumprimos nosso papel de levar informações com respeito e imparcialidade, defendendo o direito à vida de todas as pessoas, não importa de qual idade, etnia, raça, religião, gênero ou classe social. Confira as respostas ao lado.

Quem são os judeus?

Deborah S. Chammah: Os judeus são um povo etno-religioso e originário da Terra de Israel. Eles viveram sob autogoverno judaico na Terra de Israel nos tempos antigos, até serem conquistados pelo Império Romano e dispersos pelo mundo. A denominação judeus vem da Judeia — região do território. O que une judeus são suas tradições e história única e coletiva. Eles alcançaram sua autodeterminação em sua terra ancestral com a independência de Israel, em 1948.

O que é Israel?

Deborah S. Chammah: Israel é a terra da qual os judeus são originários. Em 1948, os judeus declararam sua independência, com base em documentos legítimos para sua criação, que propuseram dividir a região em dois Estados, um árabe (45% do território) e um judaico (55%). Israel se envolveu em crises humanitárias globais — por exemplo, o exército israelense veio dar assistência após a tragédia de Brumadinho, no Brasil. Israel é um Estado judeu e democrático, que preza pela paz e coexistência, polo de inovações tecnológicas e lar de mais de 7 milhões de judeus e mais de 2 milhões de árabes israelenses, bem como de diversos outros povos e religiões.

Por que o Hamas não representa os palestinos?

Cléo Assunção: Os palestinos são um povo que almeja, assim como os judeus almejaram um dia, ter um país próprio, onde possa exercer seus legítimos direitos à autodefinição e autodeterminação. O Hamas, ao contrário, é um grupo fundamentalista islâmico terrorista que almeja a destruição total do Estado de Israel. O Hamas não luta pela construção de um Estado palestino, ele atua apenas buscando destruir Israel, em muitos casos, usando civis como escudos humanos. Portanto, o Hamas não representa os palestinos nem sua causa legítima para sua autodeterminação.

O que pode ser feito para a coexistência em paz?

Cléo Assunção: A paz é uma missão complexa, mas possível. Ela não é responsabilidade apenas dos políticos e representantes dos países, como também das sociedades. Alguns exemplos disso são os acordos de paz entre Israel, Egito e Jordânia, entre os anos 1970 e 1990. É preciso que os israelenses e palestinos sejam educados de modo a compreender que, apesar das inúmeras diferenças que existem entre si, há semelhanças: ambos querem ter um país próprio, onde possam usufruir livremente de seus direitos legítimos à autodeterminação e autodefinição. Este, porém, é um processo que levará tempo para gerar frutos. Por isso as gerações atuais têm papel fundamental de construir a paz para as gerações futuras.

GUGA CHACRA é jornalista especializado em política internacional e comentarista da GloboNews. Ele também conversou com o Joca sobre o tema.

Quem são os palestinos?

Palestinos são os habitantes árabes (tanto muçulmanos como cristãos) que nasceram ou descendem de pessoas que nasceram em regiões do que hoje é Israel, Cisjordânia e Gaza. Os palestinos que vivem em Israel (cerca de 20% da população) têm cidadania israelense. Os de Gaza e Cisjordânia não possuem cidadania, tampouco Estado. Há centenas de milhares de refugiados palestinos no Líbano, Síria e Jordânia. Eles descendem de pessoas que foram expulsas ou saíram do que hoje é Israel.

Por que o Hamas não representa os palestinos?

Quem representa os palestinos é a Autoridade Palestina, dominada pelo Fatah, que é rival do Hamas.

O que pode ser feito para alcançar a paz?

Uma negociação entre israelenses e palestinos para a criação de um Estado (país) palestino vivendo em paz e segurança ao lado de Israel. Os principais temas a serem negociados para a paz são o status de Jerusalém (Israel a considera sua capital eterna e indivisível, enquanto os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade, de maioria palestina, como capital), os refugiados, os assentamentos na Cisjordânia e as armas nas mãos de milícias palestinas.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido