John Cage em Nova York, 1958. Crédito de imagem: Getty Images

John Cage, renomado compositor e teórico musical do século 20, compôs uma música que pode ser tocada por 639 anos. Isso porque a partitura de “Organ/ASLSP” pede que a melodia seja tocada no órgão (instrumento semelhante ao piano e utilizado, principalmente, em igrejas) da maneira mais lenta possível. No dia 5 de fevereiro, na igreja de St. Burchardi, em Halberstadt, na Alemanha, a interpretação da música ganhou um novo marco: foram avançados novos acordes na performance da composição. A última vez que novas notas foram tocadas entre os hiatos de longas pausas foi em 2022. 

No entanto, a história da igreja de St. Burchardi com a melodia de Cage não começa agora. Um gigante órgão de tubos foi construído na igreja especialmente para um projeto que, desde os anos 2000, busca estender a partitura de Cage em mais de 600 anos. 

Para que a ideia funcione, uma estrutura com compressor de ar faz com que os tubos do órgão sejam acionados e sacos de areia pendurados pressionem as teclas do instrumento que, assim, pode ser tocado continuamente sem um organista. Quando há uma mudança de notas, os músicos apenas alteram a posição dos tubos do órgão. A cada ano, um patrocinador diferente também doa fundos para que o projeto continue. 

Quando um novo acorde é dado e a partitura é avançada em meio aos anos, a situação se transforma em uma ocasião especial, celebrada pela igreja, que faz da alteração um evento com diferentes convidados. A partitura de “Organ/ASLSP” contém oito páginas e já foi executada em diferentes tempos: desde 30 minutos até 48 horas. 




A igreja de Halberstadt foi escolhida por sua história com o órgão de tubos: foi lá, em 1361 (exatamente 639 antes da música de John começar a ser tocada e também o período pelo qual o projeto pretende seguir) que o primeiro instrumento do tipo foi feito. Desde quando a música começou a ser apresentada, em 5 de setembro de 2001, a mudança de notas variou com intervalos de um a sete anos. A próxima vez que o acorde mudar será no dia 5 de agosto de 2026. 

Fontes: Folha de S.Paulo, Classic FM, Música para Curiosos e Wikipedia.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Flavia Caleia

    4 semanas atrás

    caraca

  • Rafael Araujo

    2 meses atrás

    Eu acho esse artigo muito legal porque a musica vai ser filmada em uma igreja com uns tubos que parece com um piano.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido