Carro do modelo usado no filme De Volta Para o Futuro será restaurado

Em 6 de outubro, Michael McElhattan, dono da empresa norte-americana DeLorean Midwest (de restauração e outros serviços em veículos), anunciou a aquisição de um DeLorean DMC-12, o mesmo modelo de carro usado na franquia de filmes De Volta Para o Futuro, dos anos 1980 e 1990. O automóvel, que pertencia a um morador do Novo México, nos Estados Unidos, não rodava há 15 anos e tem muitas peças intactas. O item de colecionador será restaurado. Nos longas, o carro era adaptado para voar e fazer viagens no tempo.

FONTES: DELOREAN MIDWEST E THE WASHINGTON POST.

#pracegover: carro está parado na porta de galpão. Modelo é prata e as duas portas frontais abrem para cima. Crédito de imagem: reprodução

Aeroportos na França são esvaziados após suspeita de ataque

Em 18 de outubro, uma série de aeroportos franceses recebeu ameaças de ataque por e-mail, fazendo com que, até a manhã do dia 19, ao menos seis deles fossem esvaziados para procedimentos de segurança. O país está em alerta máximo desde 13 de outubro e teme por atentados relacionados à guerra entre Israel e Hamas (saiba mais nas páginas 4 e 5).

FONTES: LUNAJETS, REPÚBLICA FRANCESA E REUTERS.

Argentina tem primeiro turno das eleições presidenciais

Os argentinos realizaram, em 22 de outubro, o primeiro turno das eleições presidenciais do país. Os resultados surpreenderam, ao trazer o candidato Sergio Massa na liderança, diferentemente do que a maioria das pesquisas apontava. Massa teve 36,7% dos votos e seu principal oponente, Javier Milei, quase 30%. O segundo turno será em 19 de novembro.

FONTES: CASA ROSADA (X), EL PAÍS E G1.

#pracegover: imagem de uma mão colocando um envelope branco dentro de uma caixa de papelão marrom com o símbolo da Justiça Eleitoral da Argentina. Crédito de imagem: Tomas Cuesta/Getty Images

Estocolmo vai proibir carros por combustão em área central da cidade

Um anúncio feito em 10 de outubro pelo vice-prefeito de transporte de Estocolmo, na Suécia, decretou a proibição, a partir de 2025, de veículos movidos a combustíveis como gasolina e diesel em áreas centrais da cidade. A proposta busca acelerar a substituição de carros a combustão, que emitem gases poluentes, por veículos elétricos. A chamada “zona ambiental” abrangerá cerca de 20 quarteirões do centro de Estocolmo.

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, STOCKHOLMS STAD E THE GUARDIAN.

#pracegover: diversos líderes árabes e ocidentais parados lado a lado – um grupo numa fileira em cima e outro, numa fileira em baixo – enquanto posam para foto em cúpula no Cairo. Crédito de imagem: divulgação via REUTERS

Veneza passará a cobrar entrada de turistas

As autoridades de Veneza, na Itália, informaram a realização do teste de um sistema em que os turistas precisarão pagar 5 euros (cerca de 27 reais) para entrar na cidade. Apenas pessoas que forem visitar Veneza por um dia, sem pernoitar, precisarão arcar com o valor. A medida, divulgada no fim de setembro, tem como objetivo diminuir o trânsito de turistas, que vem sobrecarregando o local. O teste acontecerá em 2024.

FONTES: BBC, ÉPOCA E EXAME.

#pracegover: vista aérea de Veneza mostra a quantidade de água e construções. Crédito de imagem: Getty Images

Países se reúnem para tentar solucionar guerra entre Israel e Hamas

No dia 21 de outubro, o Egito sediou na capital do país, Cairo, a Cúpula Para a Paz, encontro entre lideranças de diversas nações, incluindo o Brasil, em busca de soluções para a guerra entre Israel e Hamas (saiba mais nas páginas 4 e 5). Enquanto boa parte dos países da região, como o Egito, defendeu o fim imediato do conflito, outros sugeriram soluções como a criação de um corredor humanitário para a retirada de pessoas. Por divergências entre os líderes, o encontro não chegou a uma declaração conjunta.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, O GLOBO E ONU.

Iraniana morre após suposta agressão de polícia da moralidade

De acordo com a Rede de Notícias da República Islâmica do Irã, a adolescente iraniana Armita Geravand teve morte cerebral (parada irreversível do cérebro) decretada em 22 de outubro, após ser internada no início do mês. O grupo de direitos humanos Hengaw alega que Armita teria sido agredida pela polícia da moralidade do país por não cumprir com o código de vestimenta do Irã. O governo iraniano nega a acusação. O país segue uma interpretação rigorosa da sharia (lei do islã, religião criada por Maomé). Por isso, as mulheres devem, por exemplo, cobrir a cabeça com o hijab (um tipo de véu). Saiba mais na edição 213.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, FOLHA DE S.PAULO, G1 E THE NEW YORK TIMES.

Cão mais velho do mundo morre

Bobi, o cachorro mais velho do mundo, morreu, em 21 de outubro, aos 31 anos. Da raça rafeiro-do-alentejo, ele vivia em Portugal e tinha entrado, em 2020, para o Guinness World Records Book (o livro dos recordes). 

FONTES: BBC E GUINNESS BOOK.

#pracegover: Bobi está parado e tem os pelos marrons. Crédito de imagem: reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido