Imagem meramente ilustrativa, já que não há foto do asteroide reportado na matéria

No dia 11 de abril, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou que um asteroide passara muito próximo da Terra. Tratava-se de uma rocha do tamanho de um carro que esteve a 19,3 mil quilômetros (km) do nosso planeta — apenas 3% da distância entre a Terra e a Lua. 

O asteroide se chama 2024 GJ2, mede entre 2,5 e 5 metros e passou voando a uma velocidade de 14,4 quilômetros por segundo (km/s). Ele voltará a voar por aqui apenas em 2093, mas não será tão perto, chegando a 206 mil km da Terra. Caso entrasse na nossa atmosfera, o corpo celeste teria pegado fogo. 

Tanto a ESA como a agência espacial norte-americana (Nasa) monitoram em tempo real os asteroides do Sistema Solar. Assim, elas podem criar mecanismos de defesa caso algum venha na direção da Terra. Em 2022, a Nasa desviou um asteroide ao acertá-lo com uma sonda balística (uma espécie de nave espacial sem tripulação). Assista abaixo ao vídeo do momento e clique aqui para saber mais sobre a missão.

Fonte: ESA.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno_somar2 aluno_somar2

    6 dias atrás

    Que legal saber que um asteroide quase passou pela terra, mesmo sabendo que o corpo celeste poderia pegar fogo e legal saber o que acontece fora do planeta

  • Joao Carvalho

    1 semana atrás

    nossa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido