Pedro Oliveira

Durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, realizado no dia 27 de março, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a empresa de computação Eviden assinaram um acordo para ampliar a potência do supercomputador Santos Dumont, localizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O equipamento é o computador mais potente do Brasil e, até novembro deste ano, terá a capacidade aumentada de 5,1 petaflop/s para 17 petaflop/s.

O Santos Dumont está entre os 500 melhores supercomputadores do mundo e tem uma memória equivalente a mais de 25 mil notebooks juntos. A principal função da máquina é auxiliar pesquisas científicas, seja fazendo bilhões de cálculos matemáticos em poucos segundos, seja contribuindo para solucionar problemas ligados à saúde pública. Durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o aparelho ajudou pesquisadores a identificar uma nova variante do vírus que circulava no Brasil.

Qualquer cientista brasileiro pode acessar o Santos Dumont — basta apresentar um projeto explicando em detalhes como pretende usá-lo. Atualmente, o supercomputador atende estudiosos de áreas como física, linguística e astronomia.

#pracegover: supercomputador é decorado com artifício que lembra o chapéu usado por Santos Dumont na cor amarela. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO/LNCC

“O aumento da capacidade do Santos Dumont permitirá que mais projetos de pesquisa brasileiros possam ser atendidos e que os que já usam o Santos Dumont consigam concluir mais rapidamente suas simulações e análises de dados. Ou seja, a ciência brasileira poderá avançar mais rápido e em mais áreas do conhecimento”, explicou Antônio Tadeu Azevedo Gomes, pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em entrevista ao Joca.

A nova configuração do Santos Dumont estará disponível a partir de janeiro de 2025. A expansão da potência está sendo financiada pela Petrobras, empresa do ramo petrolífero, e custará cerca de 98 milhões de reais.


Glossário

PETAFLOP/S: unidade de medida de potência usada em supercomputadores.

FONTES: CNN BRASIL, AGÊNCIA BRASIL E G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido