PK XD é um jogo on-line produzido para crianças, disponível em celulares, computadores e tablets. No universo do game, é possível participar de gincanas, realizar tarefas com os amigos, desbloquear novos itens e construir ambientes. Lançado em 2019, o jogo desenvolvido pela empresa Afterverse se popularizou e hoje acumula milhões de usuários ao redor do mundo. Para saber mais sobre o processo de criação do game, Miguel P., 9 anos, participante do quarto Clube do Joca, entrevistou Claudio Tezzin, um dos desenvolvedores do PK XD. Leia a conversa:

#pracegover: cena do jogo PK XD. Crédito de imagem: divulgação

Como surgiu a ideia do jogo? 

Antes de criar o PK XD, nós fazíamos parte de uma empresa chamada PlayKids. Trata-se de um aplicativo infantil que oferece tanto vídeos como jogos. Percebemos que as crianças fi cavam mais tempo em alguns games do que assistindo a vídeos. Então, começamos a fazer análises observando o que eles mais jogavam, o que era mais legal. Descobrimos, a partir disso, o Crafty Lands, que é no estilo de Minecraft. Começamos com este, tiramos de dentro da PlayKids e criamos uma área exclusiva de games. Olhamos para o mercado e percebemos que outros jogos estavam surgindo para um público mais velho (a PlayKids era para crianças muito pequenas) e pensamos em fazer o mesmo. Daí surgiu a ideia do PK XD.

E por que o nome PK XD? 

Essa é uma boa pergunta. O nome PK XD não foi tão pensado assim. Criamos um jogo e não tínhamos certeza do sucesso que faria, mas precisávamos testar, né? Então, como funciona? Você tem uma ideia, inventa um game, produz e depois as pessoas precisam querer jogar. E você só vai conseguir fazer isso se publicar e observar se é bem-aceito. Como falei anteriormente, a empresa antiga se chama PlayKids, e as letras PK surgiram disso. Já o XD foi uma brincadeira. O antigo CEO [diretor executivo] falou: “Cara, já que só vamos testar e lançar primeiro no Canadá, vamos colocar PK XD e depois alteramos o nome”. Só que não conseguimos alterar, pois fez sucesso muito rápido.

#pracegover: Claudio Tezzin está parado com os braços cruzados. Ele veste uma camiseta cor-de-rosa com estampa preta e um relógio preto em um dos braços. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Houve alguma inspiração para criar o jogo? 

Na época, nós nos inspiramos muito em alguns jogos da Roblox, que era uma plataforma muito forte; também em Mythical City e Adopt Me! E, depois que a ideia foi sendo desenvolvida, nos inspiramos em alguns outros jogos, tudo muito relacionado ao público infantil. Essas foram as influências iniciais, simultâneas à análise do que as pessoas gostavam de jogar dentro da PlayKids.

Você esperava esse sucesso todo? 

Não. Quando criamos o game, era para ser apenas um teste. Nós almejávamos um milhão de usuários. É bastante gente, né? Planejávamos investir um pouquinho até chegar a um milhão de jogadores mensais. Lançamos em setembro e, em dezembro, já tínhamos um milhão. Em março, tínhamos 10 milhões de usuários por mês. É muito difícil conseguir isso. Depois, começou a pandemia, o que acelerou muito o processo, e toda a área de games cresceu muito rápido. Saímos de 10 milhões para 50 milhões de jogadores mensais.

Esse número continua crescendo? 

Diminuiu um pouco depois da pandemia. Hoje, ficamos entre 20 e 30 milhões de usuários mensais. Oscila bastante, mas sempre com um número bem significativo. O jogo ainda é bem grande. [Na pandemia] as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, e isso fez toda a indústria de games crescer. Como o PK XD é uma simulação em que você tem a sua casa, seu pet, profissões e tudo mais, calhou bem com o período em que as pessoas não tinham tanto contato com o mundo real.

Você pretende utilizar o PK XD na educação um dia? 

Não temos plano de usar na escola em si, e sim de colocar minijogos relacionados à educação dentro do PK XD. Mais próximo do sentido de diversão do que efetivamente de educação, porque hoje as escolas têm muitos games que são um pouco parecidos com o PK XD.


PROFISSÕES NA ÁREA DE GAMES 

☞ Desenvolvedor: aprende linguagem de códigos para programar o jogo.
☞ Designer de game: elabora, entre outras características, o visual de personagens e cenários.
☞ Roteirista: desenvolve a história que acontece no jogo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

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