Aos 24 anos, Rebeca Andrade já fez história na ginástica artística. Na Olímpiada Tóquio 2020, foi a primeira medalhista olímpica do Brasil na modalidade feminina do esporte (ouro no salto e prata pelo individual geral), tornando-se a primeira mulher do país a ganhar duas medalhas em uma edição dos Jogos. E as conquistas vão além. Para saber mais, confira a entrevista que a ginasta deu à repórter mirim Beatriz M., 11 anos.

Quando você começou a fazer aulas de ginástica?

Comecei quando tinha uns 5 anos, em um projeto em Guarulhos (SP), onde eu morava. Uma tia me levou para conhecer. Eu ficava pulando de um lado para o outro, dando cambalhotas, me pendurando nas coisas, subindo no beliche, e ela achou que eu podia gostar da ginástica artística. Ela acertou, e foi a ginástica que me trouxe até aqui. Devo tudo ao esporte.

#pracegover: Rebeca durante sua apresentação; a ginasta usa uniforme em tons de azul. Ela está parada com uma mão na cintura e a outra erguida. Crédito de imagem: Naomi Baker/Getty Images

Do que você mais gosta na ginástica?

Ginástica é a minha vida. Ajudou muito na minha formação, em conquistar tudo que conquistei, a realizar sonhos, fazer amizades, me deu tudo o que eu tenho. Sou muito grata à minha mãe e aos meus irmãos por terem confiado e acreditado que aquela menina que saiu de casa podia buscar seus sonhos (…).

Como foi ganhar em primeiro lugar na Olimpíada?

É difícil de explicar a sensação e a alegria. Primeiro veio a medalha de prata, e foi muito importante, por ser a primeira e pela maneira como veio, no individual geral, considerando todos os aparelhos. Depois veio o ouro, uma sensação muito gostosa e diferente, que faz você ter  certeza de que tudo valeu a pena. Fiquei muito feliz em poder dividir essa conquista com tanta gente que torceu, me apoiou, acreditou em mim, com todo o povo brasileiro… Cada um tem um pedacinho daquelas medalhas.

Como foi o processo de preparação para chegar à Olimpíada Tóquio 2020?

Foi bem difícil. Eu tive uma lesão séria no joelho e precisava correr muito com classificação e tive mais tempo para me preparar.

Como funcionam seus treinamentos?

Treino diariamente, duas vezes por dia, nos aparelhos e na academia, fisioterapia. (…) Os treinos são duros porque precisamos sempre buscar os melhores desempenhos. Na ginástica, qualquer detalhe pode te fazer brigar por uma medalha ou ficar fora de uma final.

Qual parte da vida como atleta você acha mais difícil?

muita dedicação, entrega, suor e uma rede de apoio muito forte, que te ajuda a alcançar os objetivos. Eu amo a ginástica, então tento fazer com que os treinos, os momentos mais difíceis, as viagens, competições, sejam mais divertidas, mais leves. (…) E uma parte difícil são as lesões (…). A lesão é o maior obstáculo na vida de um atleta, é o que faz ele parar, muitas vezes repensar, pode afetar a confiança e acabar com sonhos. É o pior adversário.

Que dica você pode dar para quem quer se tornar atleta?

Acho que não é apenas para aqueles e aquelas que querem se tornar atletas, e sim para todos. Estudem, dediquem-se, sonhem e corram atrás. Nada é impossível e ninguém pode dar limites aos seus objetivos. Eu queria ser ginasta, me dediquei muito, abri mão de muita coisa e não me arrependo de nada. (…) Nem todo mundo vai virar atleta, mas todos podem estar, de alguma forma, trabalhando com esporte. Pode ser professor, fisioterapeuta, médico, jornalista… E se não for no esporte, não tem problema, busque a felicidade sempre.

Quais são seus planos agora?

Estou chegando do Mundial de Ginástica Artística de Antuérpia, na Bélgica, que foi histórico para o nosso país. Conseguimos classificar a equipe feminina para a Olimpíada Paris 2024, subimos ao pódio como equipe e em provas individuais [Rebeca ganhou um ouro, três pratas e um bronze], saímos orgulhosas e felizes. Agora é descansar um pouquinho porque temos os Jogos Pan-Americanos, em Santiago [Chile], pela frente [saiba mais na página 13]. (…) Vamos treinar duro para representar muito bem o Brasil!

#pracegover: Beatriz está parada e segurando um copo de uma bebida cor-de-rosa. Ela veste um casaco roxo e camiseta preta. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • lauramessias 7972156

    5 meses atrás

    NÓS, DO 5º ANO A, DO CEU EMEF PARAISÓPOLIS, ADORAMOS SABER SOBRE A VIDA DE UMA ATLETA PROFISSIONAL.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido