Evento ocorreu no sítio arqueológico da Antiga Olímpia, berço das antigas olimpíadas, no sul da Grécia. Crédito de imagem: Milos Bicanski/Getty Images/reprodução

Foi acesa, em 16 de abril, a tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024, durante uma cerimônia tradicional na antiga Olímpia — cidade grega em ruínas, onde as olimpíadas nasceram. A chama foi acesa pela atriz Mary Mina, interpretando o papel de Suma Sacerdotisa do Templo de Hera, deusa grega das mulheres e famílias.

Como de costume, a chama deveria ser acesa a partir dos raios solares, com o auxílio de espelhos específicos para isso. No entanto, o dia estava nublado, então foi necessário acender a tocha com uma chama reserva acesa pela luz solar no dia anterior, durante o ensaio técnico da cerimônia.

A cantora norte-americana Joyce DiDonato entoou o hino olímpico. Participaram também do evento a presidente grega, Katerina Sakellaropoulou, o ex-atleta francês Tony Estanguet (presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris), Thomas Bach (presidente do Comitê Olímpico Internacional) e Spyros Capralos (presidente do Comitê Olímpico da Grécia). O primeiro atleta a caminhar com a tocha foi o remador grego e campeão olímpico Stéfanos Doúskos. Após percorrer determinado percurso, Stéfanos passou a chama para Laure Manaudou, ex-nadadora francesa e medalhista olímpica.

Por que a tocha olímpica é acesa com raios solares?

Na encenação, as sacerdotisas pedem ajuda a Apolo, deus grego do Sol, para acender a chama, abençoando assim os Jogos com a pureza da luz solar.

Revezamento da tocha olímpica

Depois de circular por 11 dias pela Grécia, a chama será oficialmente entregue aos organizadores da Olimpíada de Paris 2024 em 26 de abril, no estádio Panatenaico de Atenas. No dia seguinte, seguirá para a França a bordo do navio veleiro Belem, chegando à cidade francesa Marselha entre 7 e 8 de maio. A tocha percorrerá cerca de 400 cidades da França e até mesmo territórios franceses fora do continente, como a Guiana Francesa, nas Américas, e a Nova Caledônia, na Oceania. O revezamento dura 68 dias e terminará em Paris, no dia 26 de julho, ao acender a pira olímpica.

Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Olimpíada 2024 será sediada em Paris, capital francesa, ao longo de 19 dias. A cerimônia de abertura e boa parte das disputas serão na própria cidade, mas o evento também terá provas em municípios vizinhos, regiões mais afastadas da França e até mesmo fora do continente — surfe na Polinésia Francesa e disputa de navegação no Mar Mediterrâneo.

O torneio receberá 10.500 atletas, de 28 modalidades olímpicas, além de quatro esportes adicionais: breaking (estilo de dança do hip-hop), escalada esportiva, skate e surfe — os três últimos estrearam nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, serão realizados, também em Paris, os Jogos Paralímpicos 2024, evento esportivo para atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais. Participam dos jogos 4.400 atletas, disputando, ao todo, 22 modalidades esportivas.

Fontes: Olympics, GE, Paris 2024, Agência Brasil, France24 e NBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Milena Varizano

    1 semana atrás

    Fiquei imaginando a tocha acesa em um avião com o cinto de segurança indo pra França.

  • sesi_barra_bonita1 sesi_barra_bonita1

    1 semana atrás

    :)

  • sesi_barra_bonita1 sesi_barra_bonita1

    1 semana atrás

    vcs são incriveis

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido