Estatueta do Oscar em Beverly Hills. Crédito de imagem: Getty Images/Emma Mclntyre

No dia 24 de janeiro, foi divulgada a lista de indicados ao Oscar 2023, maior premiação de cinema da Academia de Hollywood. A entrega do troféu será no dia 12 de março e a lista de filmes indicados tem sucessos de bilheteria e da crítica. 

Na categoria Melhor Animação, os indicados foram Pinóquio, de Guillermo del Toro, Gato de Botas 2: O Último Pedido, Marcel the Shell With Shoes On, A Fera do Mar e Red: Crescer É uma Fera. 

Vale lembrar que Pinóquio venceu o Globo de Ouro de melhor animação, por isso também é considerado um dos favoritos para levar a estatueta do Oscar para casa. Gato de Botas 2 também foi destaque no Annie Awards 2023, considerado o Oscar das animações, recebendo indicações de Melhor Animação e Melhor Roteiro. 

Confira um pouco mais sobre cada indicado ao Oscar de Melhor Animação: 

Pinóquio

A animação em stop motion traz um tom mais maduro para a conhecida história do boneco falante de madeira. Com elementos de realismo fantástico, que mistura magia com realidade, o diretor mexicano Guillermo del Toro conta a fábula de Pinóquio no contexto histórico e político da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Stop motion: técnica que utiliza objetos reais, que são fotografados em posições diferentes para transmitir a ilusão de movimento.

Confira aqui o trailer de Pinóquio

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Gato de Botas 2 conta a aventura do famoso gato guerreiro do universo de Shrek para conseguir conquistar mais vidas após gastar todo o seu saldo de chances.

Com um elenco de peso na dublagem, com nomes como Antonio Banderas, Wagner Moura, Florence Pugh e Salma Hayek, a animação de Joel Crawford tem sido um sucesso de bilheteria e bastante elogiada pela crítica especializada. 

Dê o play e assista ao trailer de Gato de Botas 2

Marcel the Shell With Shoes On

Marcel the Shell With Shoes On, da produtora de cinema A24 e com direção de Dean Fleischer-Camp, acompanha Marcel, uma concha que vive com a avó após se tornarem os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. Depois de ter a vida exposta em um documentário, Marcel, a avó e o bichinho de estimação passam a enfrentar mudanças rapidamente. A animação é feita no formato stop motion e produzida de modo documental.

Assista ao trailer de Marcel the Shell With Shoes On

A Fera do Mar

A animação da Netflix acompanha as aventuras de um marinheiro — que caça monstros marinhos — e Maisie, uma órfã que, ao entrar escondida no navio dele, passa a viver todos os perigos marítimos com o personagem, em um mundo de disputa com monstros e heróis.

Confira o trailer de A Fera do Mar

Red: Crescer É uma Fera

Grande sucesso de 2022 da Disney, Red: Crescer É uma Fera acompanha os dramas de Meilin Lee, adolescente de 13 anos que, como herança da família, transforma-se em um panda gigante e vermelho toda vez que sente emoções fortes. A animação aborda temas como processos de descobertas durante a adolescência, dramas familiares e questões culturais. 

Assista ao trailer oficial dublado de Red: Crescer É uma Fera

Na categoria Melhor Curta de Animação, os filmes com classificação livre indicados foram The Boy, the Mole, the Fox and the Horse, The Flying Sailor, Ice Merchants e An Ostrich Told Me the World Is Fake, and I Think I Believe It. 

Glossário: 

Segunda Guerra Mundial: conflito militar que durou entre 1939 e 1945. Começou quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1939. O principal governante da Alemanha, Adolf Hitler, defendia que o povo do país espalhado pelo continente europeu ficasse unido em um só território. Por isso, outros povos que não eram alemães começaram a ser perseguidos. Isso aconteceu principalmente com judeus (pessoas que praticam o judaísmo), ciganos (indivíduos que vivem em grupo e geralmente não têm habitação fixa), pessoas negras e indivíduos com deficiência. A morte de milhares dessas pessoas ficou reconhecida na história como Holocausto.

Realismo fantástico: característica narrativa, literária e artística que mistura a realidade com elementos mágicos.

Fontes: G1, IMDb, Adoro Cinema, G1 e Rotten Tomatoes.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido