Animação é dirigida por Hayao Miyazaki, vencedor do Oscar. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

Foi realizada, no dia 10 de março, no teatro Dolby em Los Angeles, a 96ª cerimônia do Oscar, a maior premiação do cinema. Na categoria Melhor Animação a estatueta foi para O Menino e a Garça, do Studio Ghibli, desbancando nomes de peso como Elementos, da Disney/Pixar e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, da Sony. 

Hayao Miyazaki, diretor do filme e fundador do Studio Ghibli, não esteve presente para receber o prêmio. Kiyofumi Nakajima, CEO do estúdio (função de quem administra a empresa), foi à cerimônia, mas não subiu ao palco, deixando seu discurso de agradecimento para a entrevista com a imprensa que acontece após o evento. “Esse foi um projeto realmente difícil de ser concluído”, ele disse. “Agradeço muito que o trabalho criado após a superação dessas dificuldades tenha sido recebido por tantas pessoas ao redor do mundo e ganhado esse reconhecimento”, completou. Ele também aproveitou para se desculpar pela ausência do diretor e citou a idade avançada como justificativa — Miyazaki tem 83 anos.

Vinte e um anos antes, quando o diretor venceu seu primeiro Oscar, pela animação A Viagem de Chihiro, ele também deixou de ir à premiação e alegou que a atitude era um protesto contra as guerras que envolviam os Estados Unidos que aconteciam na época.

O Menino e a Garça

O filme conta a história de Mahito, um menino de 12 anos que muda de cidade após a morte da mãe. Na nova casa ele conhece uma garça falante que o guia para um mundo mágico repleto de desafios e aventuras. Com o estilo semelhante ao de Alice no País das Maravilhas, a animação surpreende por ter sido totalmente desenhada à mão. Muitas das passagens são inspiradas na vida do próprio diretor, que também perdeu a mãe na infância.

Outros filmes do Studio Ghibli para ver

Meu Amigo Totoro
Duas irmãs conhecem os Totoros, criaturas mágicas que só podem ser vistas pelas crianças.

A Viagem de Chihiro

A pequena Chihiro precisa embarcar em uma aventura para salvar os pais, afetados por uma magia.

O Serviço de Entregas da Kiki

Usando uma vassoura voadora e com a ajuda do seu gato falante, Kiki cria um serviço de entregas e aprende muito sobre o mundo.

Porco Rosso: O Último Herói Romântico

Um piloto transformado em porco por uma magia tenta salvar vítimas de piratas.

Fontes: The Guardian, Indie Wire e Quem.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_somar3 aluno_somar3

    4 dias atrás

    o filme e realmente incrivel

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido