Guillermo del Toro segurando o Globo de Ouro ao lado de Mark Gustafson. Crédito de imagem: Getty Images/Matt Winkelmeyer

No dia 10 de janeiro, foi realizada a premiação do Globo de Ouro 2023, uma das mais importantes do mundo do cinema, que elege os melhores filmes, séries, animações e curta-metragens (filmes de menor duração) lançados durante o ano. Pinóquio, dirigido por Guillermo del Toro, levou para casa a estatueta de melhor animação. A obra também havia sido indicada nas categorias de trilha sonora e canção original.

A nova animação do diretor mexicano, disponível na Netflix, foi feita em stop-motion, técnica que utiliza objetos reais, fotografados diversas vezes em diferentes posições, criando ações em movimento a partir da junção dos quadros de fotografias.

O método traz características mais realistas para uma animação gráfica, mas é extremamente demorado (e caro!) de se fazer: um movimento de apenas um segundo precisa de em torno de 24 quadros, e por aí vai. Para se ter uma ideia, Pinóquio demorou cerca de dois anos e meio para ficar pronto. 

Dê o play e assista ao trailer da animação

As novidades dessa nova versão do clássico conto de fadas não param por aí. A animação de Del Toro traz um olhar mais maduro e sensível para a história, em uma releitura que aborda fatores históricos e sociais da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. No longa, alguns detalhes são diferentes da história de Pinóquio mais conhecida popularmente, enquanto outros são mantidos e mais explorados. 

Pinóquio: o clássico que conhecemos

A obra Pinóquio, originalmente um conto, apresenta a história de um menino de madeira que ganha vida após a mágica de uma Fada Azul. O “pai” dele, Gepeto, que trabalhava criando objetos e peças de marcenaria, fica feliz em agora ter uma companhia com quem compartilhar a vida.

No entanto, Pinóquio acaba sempre entrando em confusão por não obedecer às ordens do pai, fugir da escola e viajar com circos e animais falantes. A Fada Azul, por sua vez, sempre tenta mostrar o caminho certo ao boneco de madeira, explicando as consequências da mentira e da desobediência. É aí que surge o famoso nariz de madeira que cresce toda vez que Pinóquio mente.

No fim, a fada recompensa Pinóquio, que se arrepende das travessuras, e o transforma em um menino de verdade. Essa é a versão mais famosa do conto, que se popularizou principalmente com a clássica animação da Disney de 1940.

Já a versão original de Pinóquio foi criada pelo italiano Carlo Collodi, que começou a publicar o conto em um jornal para crianças, o Giornale per i Bambini, e, logo em seguida, lançou o livro As Aventuras de Pinóquio. Muito mais sombria, a fábula contém episódios diferentes dos mostrados pela Disney em 1940, embora mantenha a lição de moral sobre obediência.

O Pinóquio de Guillermo del Toro

Guillermo del Toro é conhecido pelo trabalho com histórias fabulosas e diferentes. Diretor de O Labirinto do Fauno, O Hobbit e vários outros sucessos, o cineasta costuma trazer elementos de realismo fantástico para suas criações. Ou seja, desenha mundos em que a magia e a realidade andam juntas e conectadas de maneira mais verdadeira.

Na nova animação, Del Toro aborda a mensagem do conto de fadas alinhada com uma visão política. A história se passa em uma Itália fascista, e sofre consequências diretas de acontecimentos da época. Além disso, algumas partes do conto são mudadas, com uma mensagem principal mais crítica e profunda, bastante diferente da lição de moral das antigas versões. 

Além de levar para casa o Globo de Ouro, o filme tem feito sucesso com o público e a crítica especializada. A animação recebeu avaliação positiva de 97% no Rotten Tomatoes, um dos sites mais famosos de crítica de cinema. Na Netflix, foi o filme mais assistido no mundo na semana após o lançamento. Depois da vitória no Globo de Ouro, também é o favorito para vencer o Oscar de melhor animação. 

Glossário

Fascismo: movimento político que surgiu na Itália, no início do século 20, caracterizado por ser extremamente autoritário. Por exemplo: quando o fascismo chegou ao governo na Itália, em 1922, todo o poder ficou concentrado em Benito Mussolini, seu líder. Sob o domínio do fascismo, a Itália participou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado da Alemanha, então conduzida pelo nazismo (movimento alemão liderado por Adolf Hitler que matou 6 milhões de judeus até o fim da guerra).

Segunda Guerra Mundial: conflito militar que durou entre 1939 e 1945. Começou quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1939. O principal governante da Alemanha, Adolf Hitler, defendia que o povo do país espalhado pelo continente europeu ficasse unido em um só território. Por isso, outros povos que não eram alemães começaram a ser perseguidos. Isso aconteceu principalmente com os judeus (pessoas que praticam o judaísmo), ciganos (que normalmente não têm habitação fixa), pessoas negras e indivíduos com deficiência. A morte de milhares dessas pessoas ficou reconhecida na história como Holocausto.

Realismo fantástico: característica narrativa, literária e artística que mistura a realidade com elementos mágicos.

Fontes: BBC, O Globo, Veja, Observatório do Cinema, TecMundo, Rotten Tomatoes e Arroba Nerd.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Wagner Moura é indicado ao “Oscar das Animações”, por dublagem em Gato de Botas 2 – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido