Foi realizada, no dia 10 de março, no teatro Dolby em Los Angeles, Estados Unidos, a 96ª cerimônia do Oscar, a maior premiação do cinema. Na categoria Melhor Animação, O Menino e a Garça, do Studio Ghibli, levou a estatueta, desbancando indicados como Elementos, da Disney/Pixar, e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, da Sony. 

Hayao Miyazaki, diretor do filme e cofundador do Studio Ghibli, não estava presente para receber o prêmio. Kiyofumi Nakajima, CEO (cargo equivalente ao do presidente) do estúdio, foi à cerimônia, mas não subiu ao palco, deixando seu discurso de agradecimento para a entrevista com a imprensa que ocorre após o evento.

“Esse foi um projeto realmente difícil de ser concluído”, ele disse. “Agradeço muito que o trabalho criado após a superação dessas dificuldades tenha sido recebido por tantas pessoas ao redor do mundo e ganhado esse reconhecimento”, completou Nakajima. Ele aproveitou para se desculpar pela ausência do diretor e citou a idade avançada como justificativa — Miyazaki tem 83 anos.

Vinte e um anos antes, quando o diretor ganhou seu primeiro Oscar, pela animação A Viagem de Chihiro, ele também se ausentou da premiação e alegou que a atitude foi um protesto contra guerras envolvendo os Estados Unidos que aconteciam na época.

#pracegover: cena do filme O Menino e a Garça mostra o jovem encarando o pássaro. Crédito de imagem: reprodução

O Menino e a Garça 

O filme conta a história de Mahito, menino de 12 anos que se muda de cidade depois da morte da mãe. Na nova casa, ele conhece uma garça falante que o guia para um mundo mágico repleto de desafios e aventuras. Com estilo semelhante ao de Alice no País das Maravilhas, a animação surpreende por ter sido totalmente desenhada à mão. Muitas das passagens são inspiradas na vida do próprio Miyazaki, que também perdeu a mãe na infância.

OUTROS FILMES DO STUDIO GHIBLI PARA ASSISTIR 

  • Meu Amigo Totoro – duas irmãs conhecem os Totoros, criaturas mágicas que só podem ser vistas por crianças. 
  • A Viagem de Chihiro – a garota de 10 anos Chihiro precisa embarcar em uma aventura para salvar os pais, afetados por uma magia. 
  • O Serviço de Entregas da Kiki – usando uma vassoura voadora e com a ajuda de seu gato falante, Kiki cria um serviço de entregas e aprende muito sobre o mundo. 
  • Porco Rosso: O Último Herói Romântico – um piloto transformado em porco por uma magia tenta salvar vítimas de piratas.

FONTES: THE GUARDIAN, INDIEWIRE, YAHOO E QUEM.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido