Teste positivo para a mpox. Foto: bymuratdeniz/Getty Images

No dia 11 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a mpox não é mais considerada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Isso acontece poucos dias depois de a covid-19 também sair da lista de risco máximo. 

“O comitê de assessoramento da doença me informou que a mpox não representa mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, e eu tenho prazer em declarar, assim, o fim da emergência de saúde global de mpox. No entanto, assim como com a covid-19, isso não significa que o trabalho acabou. Respostas sustentadas e ações proativas devem continuar”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, durante uma coletiva de imprensa. “Embora saudemos a tendência de queda dos casos de mpox globalmente, o vírus continua afetando comunidades em todas as regiões, inclusive na África, onde a transmissão ainda não é bem compreendida”, completou.

A mudança foi realizada depois que o número de casos da doença ao redor do mundo passou a apresentar tendência de queda. Desde 1º de janeiro de 2022, foram 87.377 casos de infecção e 140 mortes registradas em 111 países e territórios. Só no Brasil, foram 10.920 casos e 16 mortes. 

A mpox foi considerada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em maio de 2022, em plena pandemia do novo coronavírus. 

Vírus mudou de nome

Inicialmente, a mpox era conhecida como “varíola do macaco”, por ter sido identificada primeiro em primatas. Porém estudos mostraram que o vírus não teve origem em macacos. Além disso, o nome estava prejudicando a imagem dos animais. Por isso, em 2022, a OMS mudou o nome oficialmente para mpox.

Leia o que já publicamos sobre a mpox

Fonte: Organização Mundial da Saúde.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido