Teste positivo para a mpox. Foto: bymuratdeniz/Getty Images

Em 29 de julho, o Ministério da Saúde confirmou que um paciente havia morrido no dia anterior, em Belo Horizonte (MG), em consequência da varíola dos macacos. Essa é a primeira morte pela doença confirmada fora da África Ocidental e Central, onde é considerada endêmica (ou seja, de ocorrência habitual e local).

A vítima da doença era um homem de 41 anos que tinha comorbidades graves, já que passava por um tratamento para curar um câncer que comprometia sua imunidade (ou seja, fazia com que ele ficasse com mais dificuldade de combater doenças). 

Imagem em 3D de uma espiral de DNA sendo atacada pelo vírus monkeypox. Crédito: Getty Images

Com a confirmação da primeira morte no país, o Ministério da Saúde afirmou que vai reforçar o monitoramento de casos da doença, que foi considerada uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 23 de julho (saiba mais clicando aqui). Porém, o secretário de saúde do estado onde aconteceu a morte, Fábio Baccheretti, afirmou que a taxa de pessoas que morrem entre as infectadas continua sendo baixa:

É importante destacar que ele tinha comorbidades importantes e graves, severas, para que não leve a um grande alvoroço na população, achando que a letalidade é alta. A letalidade continua sendo muito baixa.

Fábio Baccheretti, secretário de saúde de Minas Gerais.

Fontes: CNN Brasil, G1 e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Luiza

    1 ano atrás

    Olá eu sou Luiza aluna do Colégio Rio Branco 4 ano eu acho muito triste pessoas morrem pela variola dos macacos

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Sou aluno do 5º ano B, da EMEF Navarro de Andrade, da Profa Ângela. É muito triste saber que uma pessoa morreu pela varíola dos macacos aqui no Brasil . Portanto serve de alerta para tentar nos prevenir. Antony Lorenzo Francisco da Silva

  • David/killua

    1 ano atrás

    Olá jornal Joca eu sou o David da escola pastor Emílio e eu fico surpreendido com esse nosso Brasil cada vez mais aparecendo doenças e não temos a cura dessas doenças.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido