A ORGANIZAÇÃO EUROPEIA de Pesquisas Nucleares (Cern) foi fundada na década de 1950, na Europa, com o objetivo de unir diferentes países para estudar partículas. O laboratório está localizado na fronteira entre Suíça e França, próximo à cidade de Genebra. O grupo é formado por Estados-membros (com mais deveres e privilégios) Estadosmembros associados, além de nações com status de observação, ou seja, que podem acompanhar alguns encontros e pesquisas.

O QUE É UMA PARTÍCULA? 

Partículas são como tijolos que compõem o universo. Tudo é feito de partículas, incluindo pessoas, árvores e estrelas. O átomo é uma partícula e, por muito tempo, acreditava-se que ele era o menor pedaço de algo, ou seja, que era indivisível. Foi só em 1919 que o cientista neozelandês Ernest Rutherford descobriu partículas ainda menores, como os prótons.

DETECTOR DE PARTÍCULAS: possibilita a visualização por equipamentos de partículas minúsculas, como as subatômicas (ou seja, menores do que um átomo).

#pracegover: duas partículas se chocando dentro do Grande Colisor de Hádrons. Crédito de imagem: reprodução
#pracegover: acelerador de partículas LHC, feito de grande tubulações. Crédito de imagem: reprodução

PRINCIPAIS INVENÇÕES E DESCOBERTAS

GRANDE COLISOR DE HÁDRONS (LHC, NA SIGLA EM INGLÊS)

Acelerador de partículas mais potente do mundo, inaugurado em 2008. É um dispositivo de 27 quilômetros (aproximadamente, 710 estátuas do Cristo Redentor deitadas em fileira), com muitos ímãs e estruturas aceleradoras ao longo da extensão. A máquina é capaz de fazer dois feixes de partículas chamadas hádrons se colidir em uma velocidade próxima à da luz.

BÓSON DE HIGGS 

Na década de 1960, o físico britânico Peter Higgs teorizou que o surgimento do universo só foi possível pela existência de estruturas e forças muito específicas. Em 2013, com o LHC, cientistas conseguiram provar que Higgs estava certo.

#pracegover: Peter Higgs está parado perto de maquinários. Ele veste paletó verde-escuro, gravata amarela, no rosto, óculos de grau, e, na cabeça, um capacete de proteção vermelho. Crédito de imagem: reprodução

WORLD WIDE WEB (WWW) 

Em 1989, Tim Berners Lee, cientista da Cern, inventou a World Wide Web, uma rede mundial de informações científicas que poderiam ser acessadas por pesquisadores e universidades de diversos países usando um computador. Essa rede deu origem à internet.

#pracegover: a imagem traz um desktop todo preto. Ao lado do computador há um teclado e um mouse, ambos pretos. Crédito de imagem: reprodução

OUTRAS CONTRIBUIÇÕES 

SAÚDE: com os aceleradores e detectores desenvolvidos pela Cern, foi possível aprimorar as ferramentas de exames de imagem, como raio X. 

ARTE: por meio dos detectores de partículas, é possível auxiliar o processo de restauração de obras de arte e até mesmo a identificar se uma peça é falsificada. 

MEIO AMBIENTE: o laboratório desenvolve projetos como o PlanetWatch, com tecnologias capazes de monitorar os índices de poluição e que evitam o desperdício de energia e água.

O BRASIL AGORA É UM ESTADO-MEMBRO ASSOCIADO DA CERN

23 ESTADOS-MEMBROS: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Sérvia, Suécia e Suíça. 

8 ESTADOS-MEMBROS ASSOCIADOS: Brasil, Croácia, Índia, Letônia, Lituânia, Paquistão, Turquia e Ucrânia (Chipre, Estônia e Eslovênia estão em fase de pré-adesão). 

STATUS DE OBSERVADOR: Estados Unidos, Japão, Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e União Europeia.

FONTE: CERN.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido