Além da capital, queda de energia afetou outros três municípios vizinhos
Manaus, capital do Amazonas, teve um apagão que deixou a maior parte da cidade sem energia na tarde de 14 de abril. A energia elétrica local começou a falhar, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 13h56 do horário local e só foi retornar ao 100% de funcionamento à 0h23 do dia 15.
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): responsável por controlar e coordenar as operações de geração e transmissão de energia.
O apagão, que se estendeu por horas em alguns bairros, provocou irregularidade no abastecimento de água, fechamento do comércio e falhas nos serviços de internet e telefonia. Além de bairros das zonas centro-oeste, sul, centro-sul e norte da capital, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo, municípios próximos a Manaus, sofreram queda de energia.
Segundo o ONS e a empresa Amazonas Energia, responsável pela distribuição local do serviço elétrico, o apagão se deu após o desligamento dos circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga–Manaus, da empresa Energisa. Linhas de transmissão são sistemas de cabos muito longos que transportam energia de um lugar a outro. No dia seguinte à ocorrência, o Ministério de Minas e Energia anunciou que investigará as causas da falta de luz.
Já a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Amazonas, órgão responsável por proteger os direitos dos consumidores, notificou a Amazonas Energia, dando um prazo de dez dias para que justifique a falha no serviço.
Fontes: Ministério de Minas e Energia, ONS, Agência Brasil, Amazonas Energia, G1 e Procon-AM.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.