A vereadora Marielle Franco, 38 anos, em uma imagem de rede social
Marielle, Presente: brasileiros fazem homenagem à vereadora carioca em Salvador

O assassinato da vereadora Marielle Franco, em 14 de março, no Rio de Janeiro, causou indignação e levou milhares de brasileiros às ruas de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador para prestarem suas homenagens. O caso repercutiu nos jornais e demais meios de comunicação do mundo todo e em cidades, como Portugal e Paris.

Marielle voltava de um evento em que discutia os direitos das mulheres negras, quando seu carro foi abordado no centro do Rio. Os criminosos atiraram contra o veículo, tirando a vida da vereadora de 38 anos e do motorista, Anderson Pedro Gomes, de 39 anos. A principal linha de investigação aponta para a suspeita de que a mataram de propósito, já que os bandidos atiraram e foram embora, sem levar nada dos passageiros.

A vereadora Marielle Franco, 38 anos, em uma imagem de rede social

Marielle era negra, tinha uma filha jovem e defendia os direitos humanos (veja abaixo). Ela nasceu e cresceu no Complexo da Maré, favela onde vivem 147 mil pessoas, e denunciava a violência que jovens negros sofriam nos morros da cidade carioca.

Um dia antes de ser assassinada, a vereadora comentou no twitter a morte de Matheus Melo, de 23 anos. “Mais um homicídio de um jovem que pode estar entrando para a conta da PM. Matheus Melo estava saindo da igreja. Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?”, perguntou. A família acusa policiais pela morte do rapaz. Matheus era evangélico e trabalhava na Fundação Oswaldo Cruz.

O que são direitos humanos?
São os direitos básicos de todas pessoas. Por exemplo: o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão, à saúde, à educação, à crença religiosa e ao trabalho. Em 1940, a ONU fez uma Declaração Universal dos Direitos Humanos com as condutas que devem ser universais entre todos os povos.

Veja o que dizem alguns dos 30 artigos desse importante documento:

Artigo 3º
Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 5º
Ninguém será submetido à tortura nem à punição ou tratamento cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 7º
Todos são iguais perante a lei e, sem qualquer discriminação, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo 10º
Todas as pessoas têm direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública julgada por um tribunal independente e imparcial em determinação dos seus direitos e obrigações e de qualquer acusação criminal contra elas.

Relembre o que está acontecendo no Rio
O Estado passa por uma crise segurança pública. Não há recursos para pagar servidores, para contratar policiais e dar a eles boas condições de trabalho. Desde setembro, a cidade conta com o auxílio das Forças Armadas. No dia 16 de fevereiro, o governo decretou intervenção federal, o que transfere ao Exército a segurança dos cidadãos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • egsantanna

    6 anos atrás

    bem triste a situação... Direitos humanos é um ótimo assunto para ler pois é frustrante ver mortes a todo momento! Assim todos podemos ter a consciência que isso esta acontecendo!

  • Carolina Villas Bôas

    6 anos atrás

    Muito triste a morte dessa vereadora

  • ABPV Consultoria e Serviços

    6 anos atrás

    Joca: gostaria que vocês me esclarecessem, o que é cidades e pais pra vocês? Pois, Portugal não é cidade e sim, um pais; Paris sim é uma cidade! (B. 14 anos)

  • MARIA BOTTO MOREIRA

    6 anos atrás

    Quem e por que matou Marieli? Esse não é o Brasil que eu quero morar.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido