Grupo de pessoas que protestaram contra a proibição do TikTok era composto por estudantes, professores e empreendedores que criam conteúdo para a rede. Crédito de imagem: Getty Images, Alex Wong

No dia 22 de março, um grupo de manifestantes se reuniu na frente da sede do Congresso Nacional dos Estados Unidos para protestar contra o projeto que pede a proibição do aplicativo TikTok no país. Criadores de conteúdo da rede defenderam que o aplicativo trouxe mudanças positivas, ressaltando principalmente a utilidade da ferramenta como um meio de gerar renda. 

A possibilidade de proibição do TikTok pelo governo norte-americano surgiu após uma especulação de que o aplicativo traria ameaças à segurança dos EUA. O TikTok pertence à empresa chinesa ByteDance e, por essa razão, autoridades dos EUA alegam que a ferramenta pode estar relacionada ao governo chinês, permitindo o acesso a dados restritos de norte-americanos. Os EUA e a China têm uma relação internacional complexa, que envolve uma forte disputa de poder político e econômico.

Saiba mais sobre a atual relação entre os EUA e a China.

Essa discussão teve início ainda no governo de Donald Trump e, agora, segue relevante no de Joe Biden. Uma reunião entre Shou Zi Chew, diretor executivo da ByteDance, e a Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos EUA foi marcada para o dia 23 de março.

Em sua defesa, a ByteDance declara que não atua como agente do governo chinês e nunca compartilhou dados de usuários, além de nunca ter recebido pedidos das autoridades da China para qualquer tipo de informação do gênero. Segundo a empresa, as acusações se baseiam em desinformações (informações falsas que são espalhadas propositadamente).

Uma das sugestões apresentadas pelos representantes políticos dos Estados Unidos é de que o aplicativo seja vendido para uma companhia norte-americana. Caso isso não seja possível, os congressistas defendem o banimento do TikTok. 

Os defensores da rede social, que abrange um público principalmente de pessoas jovens, protestaram dizendo que o TikTok utiliza dados pessoais assim como todas as outras redes sociais. Muitos profissionais utilizam a ferramenta para impulsionar o próprio conteúdo, já que o aplicativo vem com um algoritmo que possibilita grande número de visualizações em pouco tempo. Os manifestantes também declararam que o governo norte-americano deveria desenvolver mais leis de segurança e privacidade dos usuários em vez de tentar proibir o aplicativo.

Vale lembrar que o TikTok já foi vetado em sistemas e dispositivos federais (ou seja, dispositivos de funcionários do governo) para a proteção de informações sigilosas de autoridades dos EUA. O TikTok também foi banido em alguns governos estaduais e universidades públicas do país. Além disso, o Canadá proibiu o uso do TikTok em dispositivos de funcionários públicos. Assim, no momento em que os Estados Unidos vivem uma fase de mais tensão com a China, o pedido de proibição total do aplicativo pode ganhar ainda mais força.

Glossário:

Algoritmo: conjunto de regras e procedimentos lógicos que podem ser aplicados em sequência em diferentes programações de tecnologias.

Fontes: G1, Aventuras Na História, Folha de S.Paulo e ByteDance. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido