Nas últimas semanas, objetos voadores não identificados (óvnis) foram vistos sobrevoando a América do Norte, em regiões aéreas dos Estados Unidos e Canadá. Quatro foram abatidos (derrubados) pelos EUA. Embora a sigla seja associada a naves alienígenas, um óvni é qualquer objeto voador que não possa ser identificado ao ser avistado.

Os recentes casos começaram quando, no fim de janeiro, um balão (do tamanho de três ônibus escolares enfileirados) foi visto no espaço aéreo norte-americano, transitando entre Canadá e EUA. No dia 4 de fevereiro, o balão foi destruído por autoridades norte-americanas, que declararam que o objeto era da China e estaria em missão de espionagem — ele possuiria, por exemplo, antenas capazes de coletar informações. 

O governo chinês alegou que se tratava apenas de um instrumento meteorológico que desviara de rota. A China também declarou, em 12 de fevereiro, que, ao longo de 2022, os EUA teriam enviado cerca de dez balões para a região aérea da nação, sem pedido de autorização. Além disso, afirmou que, em 2023, outro objeto não identificado foi visto perto da cidade de Rizhao. O governo norte-americano nega que tenha algo a ver com essas ocorrências.

Outros óvnis foram avistados e derrubados nos dias seguintes nos EUA.

Terráqueos ou não?
A teoria de que os objetos abatidos pudessem ser de outro planeta ganhou repercussão, principalmente, após declaração do general da Força Aérea dos EUA, Glen D. VanHerck, que afirmou “não descartar nenhuma possibilidade” ao ser questionado sobre a origem dos óvnis. No entanto, em seguida, a Casa Branca (sede do governo dos EUA) desconsiderou a possibilidade de que houvesse qualquer envolvimento extraterrestre nos casos.

Ainda que a ideia de que existam seres vivos em outros planetas desperte curiosidade, a questão com o balão chinês pode estar associada, principalmente, a uma complexa relação política entre EUA e China.

“O que existe entre os dois países, do ponto de vista das relações internacionais, é uma disputa pelo poder global. Isso implica em uma série de batalhas que eles têm travado de diferentes maneiras. O caso do primeiro balão da China não é isolado. De acordo com a política externa norte-americana, tudo que vem da China imediatamente se torna uma ameaça. Da mesma forma, por exemplo, o Mar do Sul da China é violado por equipamentos da Otan, liderada pelos EUA”, explica Pedro Costa Júnior, professor de Relações Internacionais e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). 

No dia 5 de fevereiro, na Carolina do Sul (EUA), o balão da China é recuperado depois de ter sido abatido pelo governo norte-americano | #pracegover: a foto mostra um barco em alto-mar cheio de pessoas. Eles estão tirando o balão chinês, que é branco, da água. Crédito de imagem: Petty Officer 1st Class Tyler Thompson/U.S. Navy via Getty Images

Dois dos outros objetos abatidos eram menores do que o balão chinês, enquanto um deles tinha o tamanho de um carro pequeno. O governo norte-americano afi rma que o primeiro óvni (o balão) era controlado por uma pessoa, com equipamentos especiais de transmissão. Ainda não há mais detalhes sobre os outros três, como de onde vieram.

Glossário Otan: Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança política e militar que reúne 30 países, incluindo EUA e Reino Unido.

Fontes: BBC, CNN, Exame, G1 e Pentágono.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 200 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido