Nancy Pelosi foi recebida pela presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Foto: Wang Yu Ching/Office of the President/Fotos Públicas

A viagem da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao Taiwan (uma ilha a menos de 200 quilômetros da China com cerca de 24 milhões de habitantes) foi encarada pelo governo chinês como provocação e o governo local prometeu uma retaliação. A seguir, confira perguntas e respostas sobre a visita, realizada nos dias 2 e 3 de agosto.

Qual é a relação entre Taiwan e China?

A China considera Taiwan uma província rebelde do seu território. Ou seja, como se a ilha fizesse parte do governo da República Popular da China. Já os políticos de Taiwan a consideram um governo independente. As visões diferentes geram conflitos entre eles.

Por que Pelosi fez essa viagem?

A visita integra uma turnê pela Ásia. Ao chegar à ilha, Pelosi postou nas redes sociais que a viagem faz parte do “compromisso dos Estados Unidos com a vibrante democracia do território autogovernado”. A partida, no entanto, foi desaconselhada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

Pelosi durante a visita à ilha. Foto: Wang Yu Ching/Office of the President/Fotos Públicas

Por que a visita foi encarada como provocação?

Para a China, a ida da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA ao Taiwan é uma forma de violar a soberania da nação (ou seja, intrometer-se nas questões políticas do país). O governo chinês emitiu um comunicado durante a viagem de Pelosi afirmando que a visita “envia um sinal seriamente errado às forças separatistas para a ‘independência de Taiwan’”.

Qual foi a resposta da China à visita?

O país prometeu uma retaliação, mas, até a publicação desta matéria, nenhuma resposta havia sido dada. Por outro lado, no dia em que Pelosi chegou, cerca de 30 aeronaves chinesas sobrevoaram Taiwan. Segundo o Ministério de Defesa da ilha, 27 aviões chineses sobrevoaram o espaço aéreo de Taiwan no dia 3, na fronteira com o espaço aéreo da China. 

Como está a situação agora?

Antes de sair do Taiwan, Pelosi afirmou em uma entrevista coletiva que a China não vai interferir nas relações do seu país com a ilha.

É realmente importante que a mensagem seja clara: [os Estados Unidos] estão comprometidos com a segurança de Taiwan. Mas é sobre nossos valores compartilhados de democracia e liberdade e como Taiwan tem sido um exemplo para o mundo.

Nancy Pelosi, em 3 de agosto de 2022.

ATUALIZAÇÃO | 4 DE AGOSTO

No dia seguinte à volta de Pelosi, a televisão estatal chinesa informou que o país está fazendo exercícios militares em seis áreas ao redor de Taiwan. As demonstrações incluem práticas com tiros reais nas águas e no espaço aéreo da ilha. Para o governo local, esses exercícios colocam em risco a livre navegação aérea e marítima da região e violam as regras da Organização das Nações Unidas (ONU).

Taiwan está monitorando as atividades chinesas no seu espaço através de um sistema de mísseis que rastreia as práticas da força aérea da China. Ao mesmo tempo, navios da ilha acompanham o movimento da região.

Fontes: CNN Brasil, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, G1, G1, Poder360 e Veja São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido