Mensagem possibilitou que a equipe de busca localizasse os homens. Crédito de imagem: guarda costeira dos Estados Unidos/divulgação

Três marinheiros foram resgatados pela guarda costeira dos Estados Unidos, em 9 de abril, após passar dias perdidos no Atol de Pikelot, na Micronésia, complexo de ilhas no Oceano Pacífico. O resgate só foi possível porque os viajantes conseguiram escrever a palavra help (socorro, em tradução do inglês) com folhas de bananeira na areia da ilha.

Os homens, todos na faixa dos 40 anos, saíram do Atol Polowat (que fica a cerca de 187 quilômetros de onde o grupo foi encontrado) rumo a Pikelot, uma ilha de corais desabitada. No dia 6 de abril, o sobrinho de um dos marinheiros foi às autoridades para reportar o sumiço do tio, que não voltara da viagem em direção a Pikelot.

Como a Micronésia é formada por mais de 600 pequenas ilhas, que fazem parte do país Estados Federados da Micronésia, membros da guarda costeira tiveram de fazer buscas por uma área extensa. A palavra help foi vista por helicópteros que sobrevoavam as ilhas, e o resgate foi feito a barco.

Momento do resgate do grupo. Crédito de imagem: guarda costeira dos Estados Unidos/divulgação

De acordo com os marinheiros, a embarcação em que estavam para chegar até Pikelot sofreu danos. Essa não é a primeira vez que alguém acaba se perdendo na região: em 2020, também houve um incidente parecido. 

“Cada vida salva e cada marinheiro que voltou para casa são uma prova da parceria duradoura e do respeito mútuo que caracteriza nosso relacionamento”, declarou a guarda de Guam em comunicado oficial sobre o resgate. 

Fontes: G1,  guarda costeira dos Estados Unidos , BBC  e O Globo.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Joana Couto Maciel

    2 semanas atrás

    que bom que eles ficaram bem!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido