Peru-protestos-getty
Manifestantes em Cusco, no Peru, em 20 de dezembro. Após pausa no fim do ano, os protestos foram retomados em janeiro. Crédito de imagem: Michael Bednar/Getty Images

Em 9 de janeiro, protestos contra Dina Boluarte, atual presidente do Peru, causaram confrontos entre manifestantes e policiais, levando à morte de 17 pessoas. O enfrentamento se deu quando um grupo tentou entrar no aeroporto de Juliaca, na região de Puno, no sudoeste do país.

As manifestações no Peru começaram depois que Pedro Castillo, então presidente, foi destituído do cargo, em 7 de dezembro, por tentar dar um golpe de Estado. Houve uma trégua nos protestos em virtude dos feriados de fim de ano, mas eles retornaram no dia 4 de janeiro.

No lugar de Castillo, que acabou sendo preso enquanto tentava sair do país, assumiu a vice-presidente, Dina Boluarte. Além de pedir que ela renuncie ao cargo, os manifestantes têm protestado pela antecipação das eleições gerais no Peru e pela libertação de Castillo. Estima-se que, ao todo, cerca de 40 pessoas já tenham morrido em consequência dos protestos.

Em pronunciamento na televisão, o primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola, responsabilizou os manifestantes pela violência: “Hoje, mais de 9 mil pessoas se aproximaram do aeroporto de Juliaca e cerca de 2 mil delas lançaram um ataque impiedoso contra a polícia e as instalações, usando armas improvisadas”.

Em entrevista à agência de notícias AFP, no entanto, um manifestante declarou: “Os policiais estavam atirando na gente (…) pedimos que a senhora Dina renuncie (…) aceite que o povo não quer você”.

Além das manifestações, existem diversos bloqueios em vias ao redor do país.

Glossário

Golpe de Estado: acontece quando indivíduos tomam o poder de um Estado (como o de um país) de maneira ilegal.

Fontes: BBC, Exame, G1, La Repubica, RFI e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido