Pedro Castillo foi eleito presidente do Peru em julho de 2021. Foto: redes sociais/reprodução

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi detido pela força policial peruana em 7 de dezembro, segundo a mídia local, após declarar em rede nacional o início de um estado de exceção, ou seja, um período em que a estrutura política atual é desmanchada e os poderes políticos são concentrados em um só grupo ou pessoa (no caso, o presidente).

O anúncio feito por Castillo foi visto pela Suprema Corte como uma tentativa de golpe de Estado (maneira errada de alguém assumir a liderança de um país), levando a maioria dos deputados do Congresso a votar a favor da interrupção do governo de Castillo.

A vice-presidente Dina Boluarte assumiu a posse da presidência, tornando-se a primeira mulher na liderança do país.

Castillo é mantido por forças policiais na prefeitura de Lima, capital do Peru. Imagem: Latina Noticias/video/reprodução

O presidente pretendia desfazer o Congresso em busca de um modelo de governo mais autoritário (que defende a obediência da população às autoridades e maior ausência de liberdades individuais). Castillo ainda havia decretado toque de recolher no país, o que obrigaria os civis a não sair de casa no período das 22h às 4h.

“Determino as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República, instaurar um governo de emergência excepcional e convocar no mais breve prazo um novo Congresso com poder constituinte, para elaborar uma nova Constituição em um prazo de até nove meses.”

disse Castillo em anúncio televisivo.

O anúncio de Castillo foi feito horas antes de o Congresso realizar uma votação a fim de decidir se o governo do presidente deveria ou não ser interrompido. No entanto, mesmo após o presidente declarar o desmanche do Congresso, a maioria dos deputados votou a favor da moção de vacância (proposta para que a cadeira da presidência se tornasse vaga).

Fontes: Latina Noticias, G1, Folha de S.Paulo, CNN e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido