Em 26 de fevereiro, começou o maior incêndio florestal da história do Texas, Estados Unidos. Até o fechamento desta edição, o fogo já tinha queimado 428.700 hectares (um hectare equivale a um campo de futebol). A empresa de energia elétrica Xcel Energy assumiu que um de seus equipamentos pode ter iniciado o desastre. 

FONTES: CBS E EXAME.

#pracegover: foto do fogo se alastrando por um terreno. Crédito de imagem: Texas A&M Forest Service via Getty Images

Haiti entra em estado de emergência 

Em 3 de março, o Haiti decretou estado de emergência em parte do país em razão da violência. A medida veio após cerca de 3.700 detentos fugirem de uma prisão em Porto Príncipe, capital haitiana, e permite que o governo disponha de mais recursos para manter a segurança pública. Desde 7 de março, um toque de recolher (quando é proibido circular na rua em determinados horários) também está valendo em trechos da capital. 

FONTES: AGÊNCIA BRASIL E ESTADÃO.

Cientistas do Peru descobrem nova espécie de cervo 

Em 1º de março, a revista de mamologia (estudo dos mamíferos) da Academia de Oxford, no Reino Unido, revelou a primeira espécie viva de cervo descoberta no século 21. Trata-se do pudu da selva peruana, um pequeno veado de pele escura. Apesar de observados há anos, esses animais eram considerados da espécie Pudu mephistophiles. Agora, pesquisadores foram capazes de entender que se trata de uma espécie diferente, batizada de Pudella carlae. Esta também é a primeira vez em 60 anos que um cervo é descoberto nas Américas. 

FONTES: ACADEMIA DE OXFORD, G1 E SERVIÇO NACIONAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS PELO ESTADO (PERU).

#pracegover: cervo tem pelagem escura e está caminhando na água, próximo a uma floresta. Crédito de imagem: reprodução

Na União Europeia, Lei de Mercados Digitais entra em vigor 

Passou a valer, em 7 de março, a Lei de Mercados Digitais, criada pela União Europeia (UE – bloco econômico que reúne 27 Estados-membros) com regras para plataformas tecnológicas que têm mais de 45 milhões de usuários na Europa (por exemplo Apple, Google, Microsoft e Amazon). Com isso, a UE poderá fiscalizar, entre outras atividades: a existência de uma opção para interromper o compartilhamento de dados entre serviços do Google (como YouTube, Chrome e Google Play); se usuários de iOS podem baixar aplicativos de lojas alternativas à Apple Store; e se uma ferramenta de privacidade para controle de dados está disponível no Facebook e Instagram. As companhias estão sujeitas a multas. 

FONTES: G1, PARLAMENTO EUROPEU, TECMUNDO E VALOR ECONÔMICO

Kate Middleton pede desculpas por divulgar foto manipulada 

O perfil oficial de William, príncipe de Gales, e Kate Middleton, princesa de Gales, ambos membros da realeza britânica, publicou no Instagram, em 10 de março, uma imagem de Kate ao lado dos três filhos: George, Louis e Charlotte. A foto foi compartilhada para comemorar o Dia das Mães, celebrado nessa data no Reino Unido. O registro foi o primeiro da princesa divulgado após a realização de uma cirurgia no abdome, em janeiro. No entanto, a foto foi retirada das agências de notícias e sites pela detecção de manipulação de imagem. Kate assumiu ter alterado a foto e pediu desculpas. 

FONTES: BBC, G1 E PERFIL OFICIAL NO INSTAGRAM DO PRÍNCIPE E DA PRINCESA DE GALES

#pracegover: Kate está sentada em uma cadeira. Ela veste calça jeans, casaco e blusa escuros. Ao lado esquerdo dela está o filho Louis, com calça escura e moletom verde; ao lado direito, filha, Charlotte, que veste blusa vermelha, saia xadrez e calça preta; e, ao fundo, está o filho mais velho, George, de blusa azul, abraçando a mãe por trás. Crédito de imagem: reprodução Instagram

China encontra novo campo de petróleo, em águas profundas 

A petrolífera estatal — empresa pública que explora e comercializa petróleo — Cnooc (Corporação Nacional de Petróleo Marítimo da China, traduzido livremente do inglês) anunciou, em 8 de março, a descoberta de uma grande reserva de petróleo no Mar do Sul da China. A companhia diz ter comprovado a existência de uma quantidade de petróleo que, caso queimado, produziria o mesmo calor que 102 milhões de toneladas de óleo. Segundo Xu Changgui, vice-diretor de exploração da Cnooc, este é o primeiro campo petrolífero chinês a ser descoberto em águas profundas e a conter mais de cem milhões de toneladas. 

FONTES: CNOOC E FOLHA DE S.PAULO.

#pracegover: imagem da petrolífera em alto-mar. Crédito de imagem: Cnooc

Portugal elege deputados 

No dia 10 de março, foram realizadas as eleições legislativas de Portugal para escolher os 230 deputados que compõem a Assembleia da República. A Aliança Democrática, coligação que reúne vários partidos, foi a mais votada, elegendo 79 deputados. Em seguida vieram o Partido Socialista, com 77 eleitos, e o Chega, com 48. Os demais deputados integram cerca de cinco partidos políticos diferentes. Agora, os eleitos devem se reunir e escolher quem será o primeiro-ministro do país.

FONTES: CNN, PÚBLICO E G1.

#pracegover: foto de uma mão depositando um papel dentro de uma urna preta. Crédito de imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Pilotos de avião são acusados de dormir durante voo na Indonésia 

No dia 9 de março, a diretora-geral de transportes aéreos da Indonésia abriu uma investigação contra dois pilotos que desviaram da rota, em 25 de janeiro, ao supostamente cochilar por quase meia hora em voo da companhia Batik Air, com 153 passageiros. Em dado momento, o piloto queria descansar e pediu para o copiloto assumir. Ao acordar, 28 minutos depois, percebeu que o colega também havia adormecido e a aeronave, desviado da rota. Ninguém se feriu e o avião pousou em segurança. 

FONTES: COMITÊ NACIONAL DE SEGURANÇA NOS TRANSPORTES (INDONÉSIA), G1 E THE WASHINGTON POST.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido