Cerimônia de posse foi feita no Palácio do Governo, em Lima, capital peruana. Crédito de imagem: Gabinete de Imprensa e Imagem Institucional/reprodução

Em 1º de abril, Dina Boluarte Zegarra, presidente do Peru, empossou (ou seja, colocou oficialmente) seis novos ministros no governo, depois que os ocupantes anteriores renunciaram aos respectivos cargos, em meio a uma crise governamental. Foram empossados Walter Ortiz Acosta, como ministro do Interior; Morgan Quero Gaime (Educação); Ángel Manero Campos (Desenvolvimento Agrário e Irrigação); Sergio Gonzáles Guerrero (Produção); Elizabeth Galdo Marín (Comércio Exterior e Turismo); e Teresa Hernández Cajo, no Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis.

A mudança de líderes ocorre simultaneamente a uma investigação da própria presidente, acusada de não ter declarado uma coleção luxuosa de relógios da marca Rolex como parte de seu patrimônio — a suspeita é de que Boluarte possa ter adquirido os itens de maneira ilegal.

Dias antes, na madrugada entre 29 e 30 de março, autoridades entraram na propriedade da presidente em busca dos relógios. No entanto, nenhum deles foi encontrado ou entregue. Boluarte deve apresentar os itens e dar seu depoimento em 5 de abril.

Rolexgate

O caso, batizado de Rolexgate, começou depois que o jornal peruano La Encerrona catalogou, a partir de imagens, documentos e entrevistas, 17 relógios em poder de Dina Boluarte que não foram declarados em seu patrimônio. A partir da reportagem, o Ministério Público peruano passou a investigar a presidente por possível enriquecimento ilícito e omissão de bens em sua declaração juramentada (momento em que a figura política deve declarar todos os bens de valor que possui).


Fontes: Ministério Público do Peru (X), Presidência do Peru (X), governo do Peru, La Encerrona e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido