Usina está localizada entre Brasil e Paraguai. Crédito de imagem: Ruy Barbosa Pinto/Getty Images/reprodução

Uma pesquisa realizada pela Frente Nacional de Consumidores de Energia, publicada no dia 29 de abril, revelou que Itaipu produz a energia mais cara do Brasil quando comparada com outras 11 usinas hidrelétricas de grande capacidade. O custo para produzir energia em Itaipu pode chegar a cinco vezes mais do que nas demais usinas.

Usinas hidrelétricas: obra industrial capaz de transformar a força das águas de rios e represas em energia.

Itaipu é a maior hidrelétrica do Brasil e a terceira maior do mundo. Localizada no rio Paraná, está entre Brasil e Paraguai, e foi construída a partir de um acordo entre os dois países, assinado em 1973. Segundo dados da própria usina, o lugar é responsável por 8,7% do abastecimento da energia usada no Brasil e 86,4% da energia utilizada no Paraguai. Apesar da importância de Itaipu, o novo estudo mostra que o preço da usina está encarecendo a conta de alguns brasileiros. 

Atualmente, 31 distribuidoras de energia, localizadas em dez estados do Brasil e no Distrito Federal, pagam pelo que é produzido em Itaipu. Segundo o levantamento, a tarifa por megawatt-hora (MWh) repassada para as distribuidoras foi de 294 reais, quase o triplo da média cobrada pelas outras usinas analisadas (101,78 reais). A diferença é ainda maior quando Itaipu (a mais cara) é comparada com a usina de Xingó (a mais barata), com tarifa de 56 reais — ou seja, um custo cinco vezes maior. 

Pesquisadores apontam altos gastos para tarifa cara 

De acordo com a Frente Nacional de Consumidores de Energia, o preço elevado da tarifa cobrada por Itaipu se deve a gastos que não têm relação direta com a produção de energia. Os pesquisadores destacam que políticas públicas adotadas por governos, como projetos socioambientais e obras, estão sendo pagas por meio das tarifas, o que acaba aumentando o preço final. 

Após a divulgação do estudo, a usina de Itaipu não comentou diretamente sobre os dados, afirmando que não teve acesso ao conteúdo. Contudo, destacou que o objetivo da instalação é gerar não só energia, como também “bem-estar e desenvolvimento para as sociedades brasileira e paraguaia”.

Como funcionam as usinas hidrelétricas?

As usinas hidrelétricas usam a força da água para gerar energia. A água faz com que as turbinas da usina se movimentem, produzindo energia mecânica, que depois é convertida por um gerador em energia elétrica. Apesar de as usinas hidrelétricas utilizarem um recurso renovável (água) para a produção, sua construção pode impactar diretamente no meio ambiente e na vida de pessoas que vivem próximo a ela.

Fontes: Folha de S.Paulo, Frente Nacional de Consumidores de Energia e Itaipu.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido