COROA DA ESTÁTUA DA LIBERDADE É REABERTA APÓS DOIS ANOS
A parte mais alta da Estátua da Liberdade, chamada de coroa, voltou a receber visitantes em 11 de outubro. O ponto turístico de Nova York, nos Estados Unidos, foi fechado em março de 2020, em virtude da pandemia de covid-19. O monumento vinha reabrindo aos poucos para os visitantes, com o objetivo de treinar funcionários novos do local, contratados com o retorno do movimento. Até então, os turistas podiam chegar apenas até a base da estátua.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.

FURACÃO ATINGE O MÉXICO
No dia 23 de outubro, o furacão Roslyn atingiu o estado de Nayarit, no México. O fenômeno perdeu um pouco de força e, na sequência, transformou-se em uma tempestade tropical. Muitas residências e estabelecimentos foram danificados, há deslizamentos que impedem a circulação dos carros, árvores e postes caíram e duas pessoas morreram. Até o fechamento desta edição, a tempestade, apesar de estar mais fraca, ainda não tinha se dissipado.
Fontes: Band, G1 e iG.

REINO UNIDO TEM NOVO PRIMEIRO-MINISTRO
No dia 24 de outubro, o Partido Conservador anunciou que Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Antes dele, Liz Truss havia sido eleita, em 5 de setembro, porém, após realizar medidas econômicas pouco populares, ela deixou o cargo, em 20 de outubro. Use o QR code para ler mais detalhes no portal do Joca.
Fontes: BBC e G1.

Rishi-Sunak-Getty
#pracegover: Rishi Sunak usa terno azul-marinho, camisa branca e gravata azul com detalhes em branco. Ele acena com a mão esquerda. Crédito de imagem: Jeff J Mitchell/Getty Images

GIORGIA MELONI ASSUME CARGO DE PRIMEIRA-MINISTRA DA ITÁLIA
Pela primeira vez, a Itália tem uma mulher como chefe de governo. A nova premiê (ou primeira-ministra) é Giorgia Meloni, líder do partido Fratelli d’Italia (“Irmãos da Itália”), que assumiu em 22 de outubro. Como o grupo conquistou maioria nas eleições que definiram os membros do parlamento italiano, ganhou o direito de nomear quem ficaria com o cargo.
Fontes: CNN Brasil, Corriere della Sera, DW, O Globo e La Repubblica.

TRECHO DE PASSARELA DAS CATARATAS DO IGUAÇU CEDE APÓS CHUVAS
Em decorrência do grande volume de chuvas que ocorreram em outubro, uma parte do caminho do lado argentino do ponto turístico, por onde os visitantes passam ao visitar as Cataratas do Iguaçu, cedeu no dia 13 do mesmo mês. O local dá acesso à Garganta do Diabo, uma das maiores quedas das cataratas. Como as chuvas já vinham ocorrendo, a passarela estava interditada e ninguém se feriu.

Fontes: CNN Brasil, Estadão e UOL.

#pracegover: a foto mostra águas das Cataratas passando por cima de trecho de passagem para pedestres. Crédito de imagem: reprodução

CRIANÇAS VÃO RECEBER PELÚCIAS DEIXADAS EM HOMENAGEM À RAINHA ELIZABETH II
Para prestar homenagens à rainha Elizabeth II após a morte da monarca (ocorrida em 8 de setembro), fãs deixaram mais de mil ursos de pelúcia em frente às residências da família real no Reino Unido. Agora, a administração do Palácio de Buckingham anunciou que doará os brinquedos para as crianças atendidas pela instituição Barnardo’s, que ajuda jovens vulneráveis e era apoiada pela rainha. A ideia é que as crianças aproveitem as pelúcias e, ao mesmo tempo, entendam a história por trás desses objetos.
Fontes: CNN Brasil e UOL.

#pracegover: ursos de pelúcia marrom, com roupas azuis e vermelhas, estão diante de uma grade preta em uma das residências da família real britânica. Crédito de imagem: Carl Court/Getty Images

UGANDA ANUNCIA LOCKDOWN CONTRA O EBOLA
Para conter a circulação do vírus ebola (que causa a doença de mesmo nome e está avançado pelo país africano), a ministra da Saúde de Uganda, Jane Ruth Aceng, decretou, em 15 de outubro, um lockdown (ou seja, isolamento social) de três semanas nos distritos de Mubende e Kassanda. Relembre a situação do ebola em Uganda na edição 195.
Fontes: CNN e UOL.

COREIAS TROCAM TIROS DE ADVERTÊNCIA
O clima de tensão aumentou entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul no dia 24 de outubro, quando os dois países trocaram tiros. Ninguém foi atingido, pois os disparos foram de advertência, sem a intenção de agredir pessoas. Esse tipo de ação tem o objetivo de demonstrar descontentamento. Um país está acusando o outro de quebrar o acordo da fronteira marítima ocidental, ou seja, de navegar em áreas que não são permitidas sem a devida autorização. As Coreias vivem momentos de tensão (que variam em intensidade) desde que uma guerra entre os países aconteceu entre 1950 e 1953.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido