Após Jujuba se recuperar, também foi preciso um processo de aclimatação à fauna do parque. Crédito de imagem: reprodução redes sociais do Instituto Vida Livre

O macaco-prego Jujuba foi aceito de volta em seu bando, que vive no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No dia 5 de maio, ele finalmente foi liberado após dois meses de recuperação após uma briga com o macaco-prego alfa (líder) do bando. Depois do conflito, Jujuba ficou bastante machucado e teve de ser levado ao Instituto Vida Livre, parceiro do Jardim Botânico do Rio, onde recebeu tratamento. 

Com comportamentos sociais bastante desenvolvidos, os primatas que vivem em bandos têm uma organização hierárquica, ou seja, uma divisão entre um líder e aqueles que o obedecem. O alfa possui privilégios e é temido pelo restante do grupo. Por essa razão, quando Jujuba (que é descrito pelos funcionários do parque como um animal curioso) brigou com o líder do bando, acabou ficando bastante ferido. 

Leia também: Governo proíbe uso de animais em testes de cosméticos e outros produtos.

Após Jujuba se recuperar, também foi preciso um processo de aclimatação à fauna do parque. Ou seja: o macaco precisou se adaptar novamente ao local, com a possibilidade de ser aceito de volta pelo bando ou não. Ele retornou ao Jardim Botânico no dia 4 de abril. Depois de um mês, o resultado da reabilitação do animal foi positivo: Jujuba foi aceito e voltou a conviver com outros animais da espécie. 

Macaco-prego: 

O macaco-prego é um gênero de primatas da América do Sul. Pequenos e ágeis, os animais dessa espécie são capazes de se adaptar a novos ambientes, incluindo aqueles com interferência humana. São onívoros e se alimentam de frutos, sementes, insetos e pequenos vertebrados.

Glossário:

Fauna: grupo de animais em determinada área, ecossistema ou bioma.

Fontes: O Globo, Gov.br, BBC , Gov.br e Instagram do Instituto Vida Livre.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Rodrigo Zabala

    1 mês atrás

    Poxa que triste! Eu amo o jardim, muito bonito. Visitei ai pela minha infância. Eu sei todas as cachoeiras desse paraíso. Espero que o ecosystema melhore.

  • Camila Moretti Balteiro Marques

    8 meses atrás

    oi

  • Camila Moretti Balteiro Marques

    8 meses atrás

    legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido