O número de visitas aos parques nacionais do Brasil bateu um novo recorde em 2023, com um total de 11.835.760 visitantes. A soma representa um aumento real de 11% em relação a 2022 e de 21% em comparação a 2019. Esses e outros dados foram divulgados em 25 de março, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável por proteger e monitorar as áreas de preservação do Brasil.

Para a computação dos dados, foram monitorados 56 dos 75 parques nacionais do país. Segundo o ICMBio, o aumento expressivo de visitas revela não apenas a recuperação do setor de ecoturismo desde que a pandemia teve fim, como também uma busca crescente por atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

#pracegover: imagem aérea do Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, mostra o topo de diversas árvores. Crédito de imagem: EDUARDO FONSECA ARRAES, AZIZ ARY NETO_GETTYIMAGES

O QUE SÃO PARQUES NACIONAIS? 

São áreas protegidas pelo governo com o objetivo de preservar ecossistemas (conjunto de diferentes espécies de seres vivos) de relevância ecológica. Dentro dos parques no Brasil, permite-se promover pesquisas científicas, atividades educativas, recreação e turismo ecológico. Além dos parques nacionais, há outros tipos de Unidades de Conservação (UCs) no país, como as reservas extrativistas e as florestas nacionais.

#pracegover: vista do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. É possível ver diversas rochas, vegetações e o mar. Crédito de imagem: EDUARDO FONSECA ARRAES, AZIZ ARY NETO_GETTYIMAGES

O QUE SÃO GEOPARQUES? 

Áreas delimitadas que contêm notável patrimônio geológico, ou seja, evidências físicas que permitem contar histórias ou gerar pesquisas sobre outras eras. Para um local se tornar geoparque ainda é necessária a promoção do desenvolvimento sustentável da região, com atividades econômicas, educativas e de ecoturismo simultâneas à conservação do patrimônio para as próximas gerações. O geoparque não é, pela lei brasileira, uma UC, portanto não deve ser confundido com os parques nacionais. Atualmente, o órgão responsável por classificar os geoparques é a Unesco, que até o momento já identificou 213, em diversos países. O órgão brasileiro responsável pelos geoparques é o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

GEOPARQUE DE UBERABA ENTRA PARA LISTA OFICIAL DA UNESCO 

A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) — uma das agências da ONU — anunciou, em 27 de março, que o geoparque de Uberaba, conhecido como Terra dos Gigantes, em Minas Gerais, entrou para a Rede Mundial de Geoparques. Segundo o SGB, a região é rica em fósseis de dinossauros e estruturas geográficas diversas, além de ser de extrema importância cultural e econômica.

Outros cinco geoparques brasileiros já haviam sido reconhecidos internacionalmente: Seridó (RN); Caminhos dos Cânions do Sul (SC), Quarta Colônia (RS); Caçapava do Sul (RS); e Araripe (CE).

#pracegover: imagem de um dinossauro caminhando em um campo. Crédito de imagem: EDUARDO FONSECA ARRAES, AZIZ ARY NETO_GETTYIMAGES

CINCO PARQUES NACIONAIS MAIS VISITADOS EM 2023 

1º – Parque Nacional da Tijuca (RJ): 4.464.257 visitas
2º – Parque Nacional do Iguaçu (PR): 1.800.225 visitas
3º – Parque Nacional de Jericoacoara (CE): 1.487.283 visitas
4º – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP): 715.537 visitas
5º – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE): 618.238 visitas

O que eu penso sobre..

“Acho muito importante que as pessoas tenham ido mais para os parques nacionais, principalmente porque faz muito bem manter o contato com a natureza e o ecossistema. Eu já fui para os parques nacionais da Chapada dos Guimarães, do Itatiaia e do Iguaçu. Todos são lindos.” Leonardo F., 10 anos, participante do Clube do Joca, São Paulo (SP)

FONTES: ICMBIO, AGÊNCIA GOV, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, SGB, UNESCO, GEOPARQUE UBERABA E AGÊNCIA BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido