Medida segue exemplo de outros países
O governo brasileiro proibiu o uso de animais em testes de cosméticos, produtos de beleza e higiene pessoal. Vários produtos são experimentados nos bichos, como xampus, maquiagens e até tintas, que são esfregadas em coelhos e outros animais para investigar possíveis efeitos colaterais desses itens. O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), decretou a nova medida no dia 1º de março.
A medida proíbe o teste em animais vertebrados, ou seja, aqueles que têm coluna vertebral, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. Essa resolução não se aplica a testes de medicamentos e vacinas e serve apenas para produtos e componentes químicos que já são comprovadamente seguros. Para produtos que não foram aprovados e definidos como seguros, é obrigatório encontrar maneiras alternativas de pelo menos reduzir testes em animais.
Embora a medida tenha sido publicada no Diário Oficial da União em março de 2023, o projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2022, e as empresas terão o prazo de dois anos para alterar o modo como trabalham. Hoje existem mais de 40 técnicas alternativas de testes reconhecidas oficialmente que não usam animais.
Nos últimos anos, a prática de testes em animais se tornou um grande ponto de discussão e crítica entre ambientalistas e a população em geral, que apontam os maus-tratos e danos causados aos bichos com os testes em laboratório.
Internacionalmente, diversos outros países também proíbem a prática, incluindo as 27 nações da União Europeia, Coreia do Sul, Israel, Nova Zelândia, Índia e outros.
“A resolução terá um impacto muito positivo, pois responde a uma demanda da comunidade em geral, das sociedades protetoras dos animais, de indústria e cientistas, e vai ao encontro da legislação internacional, como da comunidade europeia”, declarou em comunicado oficial Kátia de Angelis, coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
e muito bom ver isso ....
Isso é errado,colocar cosméticos em animais, deveria ser ao contrário
Parabéns aos protetores dos animais.
Que notícia boa!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.