Quase 40% da população reside em casas desconectadas à rede principal de esgoto. Crédito de imagem: Lucas Ninno/Getty Images/reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 23 de fevereiro, novos dados do Censo Demográfico 2022 sobre a situação de acesso à água e a saneamento básico — conjunto de serviços e instalações que garantem o acesso à água potável, o tratamento do esgoto e a limpeza urbana. Os indicadores, no geral, apresentaram uma melhora considerável desde o último censo, em 2010.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): tem como principal objetivo produzir, analisar e divulgar informações sobre a população e o território brasileiro.

Entre os destaques dos dados divulgados pelo IBGE, tem-se que:

– 62,5% dos brasileiros vivem em domicílios (moradias) conectados à rede de coleta de esgoto — esse número era de 44,4% em 2010. Na última década, todos os estados brasileiros (e o Distrito Federal) registaram um aumento na proporção de pessoas habitando casas conectadas ao esgoto.

– 82,9% recebem o abastecimento de água pela rede geral de distribuição (infraestrutura urbana responsável por levar água potável às residências) — em 2010, eram 81,5%; 9% da população obtém água potável por meio de poços profundos ou artesianos (estruturas cavadas no solo para coletar água subterrânea), os demais obtêm água em poços mais rasos e simples ou diretamente em fontes, minas e nascentes.

– 97,8% da população tem, pelo menos, um banheiro de uso exclusivo (ou seja, não compartilhado com outras casas) e, em 2010, o número era de 92,3%; 0,5% compartilha sanitários com outras moradias; e 0,6% não tem acesso a banheiros onde habita.

– 90,9% dos brasileiros são atendidos pela coleta direta (como caminhão) ou indireta (como caçambas) de lixo. No último censo, a porcentagem era de 85,8%.

– A restrição ao acesso a saneamento básico é maior para pessoas jovens, pretas, pardas e indígenas.

“Entre os serviços que compõem o saneamento básico, a coleta de esgoto é o mais difícil, pois demanda uma estrutura mais cara do que os demais. O Censo 2022 reflete isso, mostrando expansão do esgotamento sanitário no Brasil, porém com uma cobertura ainda inferior à da distribuição de água e coleta de lixo”,

explica Bruno Perez, analista da pesquisa, em nota divulgada pelo IBGE.

O que é o Censo Demográfico 2022?

Ele calcula quantos brasileiros estão vivos e como eles vivem. As perguntas feitas durante as entrevistas envolvem informações como idade, sexo, cor ou raça, religião e escolaridade. Os dados são importantes para desenvolver políticas públicas e orientar em que áreas os governos devem investir para melhorar a vida da população.

Políticas públicas: conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos governos para garantir os direitos da população.

A pesquisa cujos resultados foram divulgados agora, referentes a 2022, estava programada para ser realizada em 2020. Porém foi adiada, inicialmente, em virtude da pandemia de covid-19 e, depois, por questões envolvendo cortes de verba do governo federal.

Como o IBGE fez a contagem de domicílios? 

Além do Censo Demográfico de 2022, o instituto utilizou outras bases de dados, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

Leia outras matérias do Joca sobre o Censo 2022: IBGE divulga primeiros resultados do Censo 2022, IBGE divulga dados do Censo 2022 sobre domicílios brasileiros, Brasil tem 1,7 milhão de indígenas, segundo novos dados do Censo 2022, do IBGE e Novo censo do IBGE contabiliza mais de um milhão de quilombolas no Brasil.

Fontes: IBGE, Agência de Notícias IBGE, G1, Folha de S.Paulo, Brasil Escola e Metrópoles.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • PIPA 02

    1 mês atrás

    Que legal, gostei do texto. Eu nao sabia que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica divulgou, dados do Censso Demografico sobre a situacao de acesso a agua e a saneamento basico. - helena moura

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido