A maior parte da população indígena brasileira (63%) vive fora de terras demarcadas, isto é, garantidas e protegidas oficialmente como terras indígenas pelo governo brasileiro. Crédito de imagem: IBGE

De acordo com novos dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, divulgados em 7 de julho, existem no Brasil 1,7 milhão de pessoas indígenas, o equivalente a 0,83% da população total de habitantes do país. 

Em 2010, ano do levantamento anterior, foram contabilizados 896.917 indígenas, ou 0,47% do total de residentes brasileiros. Isso significa um crescimento de 88,82%, que também é explicado em razão do aumento de ferramentas tecnológicas que auxiliaram em um maior alcance de contagem do censo. Uma das metodologias utilizadas foi a cartografia participativa, em que os próprios povos indígenas colaboram com o mapeamento de comunidades e contagem. Outra mudança foi na base de perguntas: a questão “Você se considera indígena?”, adicionada ao quadro de pesquisa, também trouxe um resultado mais abrangente.

Apenas a Região Norte concentra 44,48% da população indígena do país (753.357 pessoas), enquanto o Nordeste detém 31,22% (528.800) do total de habitantes indígenas. No geral, a região da Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão, concentra a maioria da população indígena brasileira: 51,25%, em torno de 867,9 mil indígenas. 

Os estados com maior número de habitantes indígenas são Amazonas (490,9 mil) e Bahia (229,1 mil). Manaus é o município brasileiro que concentra a maior população indígenas: são 71,7 mil na capital do Amazonas. 

A Terra Indígena Yanomami, que, no Brasil, estende-se pelo Amazonas e por Roraima, é a terra indígena com maior população: 27.152 pessoas. Saiba mais sobre a recente crise humanitária vivida pelos yanomami na edição número 199 do Joca.

Em um contexto geral do país, dos 5.570 municípios brasileiros, 4.832, cerca de 86,8%, possuem habitantes indígenas. Na contagem de domicílios (casas) particulares, do total de 72,4 milhões, 630.041 tinham pelo menos um morador indígena. No entanto, a maioria da população indígena brasileira (63%) vive fora de terras demarcadas, isto é, garantidas e protegidas oficialmente como terras indígenas pelo governo brasileiro. São 574 terras indígenas demarcadas oficialmente no Brasil. 

Fontes: IBGE, G1 e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Censo 2022 divulga dados de saneamento básico - Jornal Joca

    2 meses atrás

    […] primeiros resultados do Censo 2022, IBGE divulga dados do Censo 2022 sobre domicílios brasileiros, Brasil tem 1,7 milhão de indígenas, segundo novos dados do Censo 2022, do IBGE e Novo censo do IBGE contabiliza mais de um milhão de quilombolas no […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido