Dois brasileiros foram premiados na 61ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, realizada entre 8 e 11 de abril. O ilustrador Henrique Moreira recebeu o Prêmio Internacional de Ilustração; já o livro Dia de Lua, escrito por Renato Moriconi, ganhou o BolognaRagazzi, na categoria de obras voltadas para bebês.

Henrique tem 25 anos e é formado em design gráfico. Segundo publicação oficial da feira, o ilustrador se destaca com os chamados livros silenciosos, publicações que têm pouca ou nenhuma palavra escrita, apenas desenhos. Renato, por sua vez, tem 43 anos, é artista plástico e autor de livros infantis como Telefone Sem Fio e Caras Animalescas. “Prestando muita atenção a cada detalhe gráfico, desde a capa sem título e os cantos arredondados até a escolha do papel e a elegante paleta de três cores, esse livro editorialmente excelente celebra a Lua”, diz o júri da competição sobre a obra vencedora de Renato.

Estiveram presentes cerca de 40 editoras brasileiras, além de representantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entre outros. 

#pracegover: o estande do Brasil na feira é composto por uma estrutura preta com uma placa em madeira em que está escrito Brasil em verde. Diversas pessoas estão passando pelo estande. Crédito de imagem: divulgação

OUTROS VENCEDORES DO PRÊMIO BOLOGNARAGAZZI DE 2024

☞ Ficção: Kintsugi, de Issa Watanabe, editora Libros del Zorro Rojo.
☞ Quadrinhos para leitores de 6 a 9 anos: Comment Naissent les Arbres (“Como nascem as árvores”, em tradução livre), de Charles Berbérian, editora La Martinière Jeunesse.
☞ Quadrinhos para leitores de 9 a 12 anos: Les Pissenlits (“Os dentes-de-leão”), de Nina Six, editora Éditions Sarbacane.


FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA 

O evento é o maior da área infantojuvenil e reuniu cerca de 1.500 expositores, de quase cem países e regiões de todo o mundo, incluindo editores, ilustradores, escritores e outros profissionais do ramo. É responsável por uma série de prêmios anuais, como BolognaRagazzi (livros ilustrados), BOP (editoras infantis) e Prêmio Internacional de Ilustração.

#pracegover: duas mulheres estão diante de prateleiras repletas de livros infantis. Elas folheiam alguns. Crédito de imagem: divulgação

FONTES: CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO, BRAZILIAN PUBLISHERS, BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR, PUBLISHNEWS, FOLHA DE S.PAULO, ISTOÉ E DIÁRIO DO GRANDE ABC.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido