…OS NEURÔNIOS SÃO AS CÉLULAS QUE FORMAM A BASE DO SISTEMA NERVOSO? O sistema nervoso é como uma rede de comunicação que controla, por exemplo, os órgãos e músculos. Os neurônios são os responsáveis por transferir impulsos para o cérebro, fazendo o corpo humano funcionar. 

#pracegover: ilustração mostra um cérebro visto de cima e também de baixo. Crédito de imagem: Getty Images e Alfred Pasieka/Science Photo Library

…EXISTEM TRÊS TIPOS DE NEURÔNIOS? Os sensoriais, que processam informações de dentro e fora do corpo; os motores, que ajudam no funcionamento interno do organismo; e os interneurônios, que transmitem informações para outros neurônios. 

…TEMOS POR VOLTA DE  86 DE NEURÔNIOS? 

#pracegover: ilustração mostra um neurônio, que é uma estrutura fina cheia de ramificações. Crédito de imagem: Getty Images

…OS NEURÔNIOS NOS AJUDAM A VER, OUVIR E CHEIRAR, POR EXEMPLO? Eles criam conexões (ou sinapses) entre si e mandam impulsos para o cérebro que afetam todos os nossos sentidos. 

…O CÉREBRO É O ÓRGÃO HUMANO QUE MAIS CONSOME ENERGIA? Ele queima por volta de 320 calorias (medida de energia) por dia e é responsável por 20% das calorias que gastamos enquanto estamos em repouso. 

Fontes: Khan Academy, Portal Drauzio Varella, site do Doutor Cristiano Menezes e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido