Simulação do aparelho da Neuralink implantado em um cérebro humano. Crédito de imagem: AYDINOZON/Getty Images/reprodução

Em 29 de janeiro, Elon Musk publicou no X (antigo Twitter, uma rede social) que o primeiro ser humano a receber um chip cerebral da Neuralink, empresa de que é proprietário, havia passado pelo procedimento um dia antes e estava se recuperando. “Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora da atividade dos neurônios”, informou Musk, em tradução livre do inglês.

Elon Musk: um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes. É diretor executivo de empresas em diferentes nichos, incluindo a Neuralink, que desenvolve soluções tecnológicas que buscam conectar o cérebro humano com computadores.

Neurônios: células que utilizam sinais elétricos e químicos para enviar informações do cérebro aos demais órgãos do corpo. 

Implante produzido pela Neuralink. Crédito de imagem: Neuralink/X/vídeo/reprodução

De acordo com Musk, o primeiro produto da empresa é chamado Telepathy (“telepatia”, em inglês) e permitirá que uma pessoa controle o telefone ou computador usando apenas os pensamentos. A Neuralink pretende, assim, oferecer o serviço inicialmente a Pessoas com Deficiência (PCDs) que tenham perdido membros do corpo ou sua funcionalidade.

Para implantar o chip, a companhia utilizou um robô responsável por colocar cirurgicamente os fios do aparelho na região cerebral responsável por controlar a intenção de movimento do corpo. “Uma vez instalado, o implante é esteticamente invisível e se destina a registrar e transmitir sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que traduz a intenção de movimento”, explica a Neuralink.

Simulação do robô da Neuralink colocando o implante em um ser humano.

Fontes: Neuralink, Elon Musk (X), CNN e TechTudo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Patricia Mascagni

    2 semanas atrás

    Assustador, impressionante e interessante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido