Imagine todas as coisas que você gosta de fazer, como jogar videogame, usar celular, ler um livro, ir ao shopping, ao cinema, tomar um sorvete. Para todas elas você precisa de dinheiro. Uma das razões que levam as pessoas a economizar é justamente ter aquilo que desejam.

Você pode ir juntando seu dinheiro em um cofrinho até ter o suficiente. Mas que tal uma ajuda para fazer esse bolo crescer?

Quando você investe dinheiro que está guardando, é como se adicionasse fermento à sua receita: o bolo irá crescer sem a necessidade de acrescentar novos ingredientes. Uma das maneiras de fazer isso é investir no mercado de ações.

COMO FUNCIONA O MERCADO DE AÇÕES? Já se imaginou como “dono” de uma grande empresa? Pois é assim que o mercado de ações funciona. Cada ação nada mais é do que uma pequena parte de uma companhia.

Você pode ter ações de empresas de diferentes setores como bancos, fabricantes de automóveis, de computadores e até mesmo de organizações que trazem grandes shows para o país. Normalmente, as companhias vendem ações com a intenção de levantar recursos para criar novos produtos, aumentar fábricas, contratar pessoas e crescer, gerando mais lucros.

Ao comprar ações de uma empresa, você está acreditando, por diferentes razões, que ela irá crescer nos próximos anos. À medida que o lucro da companhia aumenta, suas ações tendem a se valorizar e o investimento que você fez também cresce.

Quando isso acontece, você pode optar por vender as ações por um preço acima daquele que pagou e ficar com o lucro.

MAS E OS RISCOS? Por outro lado, a empresa escolhida pode dar prejuízo. Se você decidir vender as ações no momento em que estiverem em baixa, ou seja, por um valor mais baixo do que o pago inicialmente, você terá prejuízo.

É por isso que investir em ações é considerado um mercado de risco e só deve ser feito quando você tiver prazo para deixar o dinheiro ali rendendo — o que evita que tenha que vender as ações em um momento ruim.

Portanto, aqui fica a regra número um: nunca invista em ações usando aquele dinheiro que você irá precisar nos próximos meses. Procure trabalhar com um prazo de dez anos ou mais para esse investimento. A infância ou a juventude podem ser um ótimo momento para ter esse tempo disponível.

Nas próximas semanas, vamos falar sobre outras estratégias para diminuir os riscos e aumentar as chances de ganho com ações. Bem-vindo ao mundo dos investidores!

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. marcelo.siqueira@futurarplan.com.br

#pracegover: Marcelo usa camisa cinza-azulada e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido