Abilio sofreu insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Crédito de imagem: reprodução Instagram

Morreu, no dia 18 de fevereiro, o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos. Ele foi um dos fundadores do Grupo Pão de Açúcar (GPA), considerado um dos maiores grupos varejistas do setor alimentício no Brasil. Abilio deixa uma fortuna avaliada em 9,9 bilhões de reais e cinco filhos. Em 2022, o empresário perdeu um dos filhos, João Paulo.

Segundo a nota oficial divulgada pela família, Abilio faleceu em decorrência de uma insuficiência respiratória causada por uma pneumonite (inflamação nos pulmões) e já estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, há alguns dias. 

“Sua contribuição significativa para o crescimento e a consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e suas inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações”, declarou em nota a assessoria do GPA.

Trajetória

Nascido em São Paulo e filho de imigrantes portugueses, Abilio começou a ajudar o pai no supermercado da família ainda aos 13 anos. Posteriormente, o que teve início como uma padaria em São Paulo acabaria se transformando na maior rede de varejo alimentar do Brasil. Em 1959, ele se formou em administração de empresas, pela Fundação Getulio Vargas.

Na década de 1980, Abilio Diniz fez parte do Conselho Monetário Nacional (CMN) do governo brasileiro e, anos depois, integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O empresário também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). 

Glossário:  

Varejo: forma de venda de serviços e produtos em pequenas quantidades feita diretamente ao consumidor final, sem intermediários. 

Fontes: Forbes, FGV e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido