A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) assinou um acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), em 8 de maio, para realizar o monitoramento das aglomerações de torcedores ao redor dos estádios. 

A novidade foi anunciada em Lausanne, na Suíça, e deve durar até o fim de 2025. O objetivo é usar dados de satélite fornecidos pela ESA para identificar, por exemplo, locais em que as multidões se formam em dias de jogos, dando apoio às ações necessárias para evitar problemas e garantindo mais segurança a todos os torcedores. 

“Os satélites podem ajudar a monitorar as multidões do espaço e identificar quando elas estão se acumulando em gargalos no fluxo de pessoas em torno dos estádios de futebol”, declarou a ESA em comunicado. “Isso é parte de um esforço maior (…) que não apenas usará dados em tempo real para manter os torcedores seguros, como também utilizará dados históricos de satélites para apoiar o planejamento de eventos”, seguiu a nota. 

Além disso, de acordo com a ESA e a Uefa, será possível entender qual é o efeito dos estádios no dia a dia da região onde ficam e melhorar o impacto que geram a esses locais. 

Os fãs do clube Napoli, da Itália, esperando o ônibus dos jogadores em maio de 2023 | #pracegover: na rua, torcedores carregando bandeiras são cercados por policiais e seguranças. Crédito de imagem: Ivan Romano/Getty Images

Glossário

Satélites: corpos que giram em torno da Terra. Eles podem ser naturais, como a Lua, ou artificiais, como equipamentos enviados ao espaço para transmitir diversos dados (por exemplo: sinal de televisão e telefone ou de observação do planeta). 

Fontes: ESA, Folha de S.Paulo, Gazeta Esportiva e Uefa. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 206 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido