NO DIA 19 DE MARÇO, cientistas do Google divulgaram os primeiros resultados de uma inteligência artificial capaz de elaborar estratégias de futebol e até prever escanteios. O projeto, batizado de TacticAI, foi desenvolvido em parceria com o time Liverpool F. C., da Inglaterra.

“O TacticAI incorpora um componente preditivo e um componente generativo, permitindo que os treinadores experimentem e explorem com eficácia configurações alternativas de jogadores para cada lance de escanteio e selecionem aquelas com maior probabilidade prevista de sucesso”, escreveu Zhe Wang, líder do projeto, na revista científica Nature Communications.

Os primeiros experimentos da IA foram voltados para a cobrança de escanteio (quando a bola vai para fora do campo e o jogador precisa chutar de um dos cantos). O computador analisou mais de 7 mil vídeos para calcular quais são os melhores pontos da quadra para posicionar os atletas durante a cobrança. Os resultados foram misturados com estratégias criadas por humanos e apresentados a cinco integrantes da comissão técnica do Liverpool F. C., que não foram capazes de diferenciar quais táticas haviam sido criadas pela IA.

“Nós nos concentramos em analisar os escanteios porque eles oferecem aos técnicos as oportunidades mais diretas de intervir e melhorar”, escreveu Wang. Até o fechamento desta edição do Joca, a tecnologia ainda não havia sido compartilhada com o público.

#pracegover: dois jogadores, um com uniforme todo azul e detalhes em branco e outro com uniforme vermelho e detalhes em branco, disputam uma bola em campo. Ao fundo, diversas pessoas estão sentadas acompanhando a partida. Crédito de imagem: Alex Livesey/Getty Images

FONTES: SUPERINTERESSANTE, GOOGLE E INSIDER SPORT

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido