Rede social existe desde 2006 com o nome Twitter e o famoso símbolo do pássaro azul. Crédito de imagem: divulgação/X

O Twitter, rede social do famoso pássaro azul, mudou oficialmente de nome e símbolo. Agora, a rede se chama X e tem no ícone a mesma letra do nome. A decisão foi tomada no dia 24 de julho, por Elon Musk, bilionário dono de diferentes empresas do meio tecnológico (como a Tesla, por exemplo) e que comprou, em outubro de 2022, o Twitter.

Além da mudança de nome, a ideia de Musk é que o X se torne uma rede social que englobe diferentes recursos. Desde que passou a ser o proprietário da plataforma, o bilionário começou a implantar mudanças, como serviços pagos e a otimização de algoritmos, que são programados para mostrar para cada usuário conteúdos baseados em seus interesses. Para se tornar “verificado” na rede, etiqueta antes dada a personalidades públicas que precisavam da confirmação de que seu perfil era oficial, agora é preciso pagar. 

Musk chegou a instaurar outras medidas, como um limite diário de interações na rede por usuário, que, ao atingir a quantidade máxima de tuítes, tinha as ações bloqueadas. No entanto, o empresário acabou voltando atrás rapidamente. A mudança não foi bem-aceita pelos internautas.

Uma única rede para tudo

Linda Yaccarino, CEO do X, publicou em sua conta oficial que a rede é o “futuro da interatividade ilimitada”, com o foco voltado para recursos de áudio, vídeo, mensagem e até mesmo transações financeiras. Na plataforma, já é possível ver o X estilizado de Musk no canto esquerdo superior, em que antes havia o antigo pássaro azul, além de o domínio X.com já direcionar para a rede.

Entretanto, a maioria dos usuários do X continua a chamar a rede de Twitter. O nome também ainda aparece em algumas partes da rede, como na ferramenta de buscas. Esses fatores indicam que o pássaro azul não desaparecerá tão rapidamente, em especial para os usuários da rede, que já existe há 18 anos.

Fontes: Tecnoblog, Estadão e publicação oficial de Elon Musk no X.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • "Autêntico" é eleita a palavra do ano por dicionário dos EUA - Jornal Joca

    5 meses atrás

    […] X: as pesquisas por “X” aumentaram em 885%, segundo o Merriam-Webster. Isso se deve, sobretudo, à mudança feita pelo empresário Elon Musk do nome da rede social que antes era chamada Twitter. […]

  • Educacional

    9 meses atrás

    saudades twitter saudades

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido