O foguete é o maior do mundo lançado ao espaço, considerado vital para os planos da Nasa de pousar astronautas na Lua. Crédito de imagem: Bell/Getty Images/reprodução

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, realizou, em 14 de março, o terceiro lançamento da Starship, considerada a maior nave espacial do mundo, em Brownsville, no estado do Texas, Estados Unidos. Esta foi a primeira vez que a nave entrou no espaço. Apesar de a missão ter obtido melhores resultados do que as duas primeiras, segundo a própria empresa, tanto a Starship como o foguete Super Heavy não tiveram êxito durante o retorno à superfície terrestre e precisaram ser explodidos. A ocasião marcou os 22 anos da companhia, fundada em 14 de março de 2002.

Elon Musk: um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes. CEO (presidente executivo) de empresas como SpaceX, Neuralink e X (antigo Twitter).

Super Heavy: foguete propulsor feito para lançar a Starship para fora da atmosfera terrestre. Em determinada altitude, o Super Heavy foi projetado para se desacoplar da nave e retornar à Terra.

A missão não foi tripulada e teve como principal objetivo coletar dados para desenvolver ainda mais a tecnologia da nave. O início da missão foi bem-sucedida, segundo comunicado da empresa, com exceção de três dos 33 motores do Super Heavy, que não desligaram no momento certo, após o primeiro estágio do lançamento se concluir.

“A Starship voltou aos testes de voo integrados com seu terceiro lançamento da base no Texas (…). O que alcançamos neste voo fornecerá dados inestimáveis ​​para continuar o rápido desenvolvimento da Starship”,

disse a empresa em comunicado.

Depois que as duas estruturas principais (Starship e Super Heavy) se separaram, o foguete propulsor seguiu a trajetória para pousar no Golfo do México. No entanto, a peça sofreu o que a SpaceX chama de “desmontagem rápida não programada”, falhando, assim, no processo de aterrissagem.

A nave, por sua vez, obteve êxito ao entrar no espaço pela primeira vez. Durante o voo ao redor do globo, ela foi capaz de testar funcionalidades como abertura e fechamento do compartimento de carga. Ao reentrar na atmosfera terrestre, a empresa perdeu o sinal da Starship, que explodiu em uma altitude aproximada de 65 quilômetros.

Assista abaixo à transmissão ao vivo da missão narrada por profissionais do portal on-line de tecnologia Olhar Digital.

Fontes: SpaceX, SpaceX (X), Olhar Digital, Science, G1 e Estadão.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido