Desde junho, o Paquistão sofre com fortes chuvas, que já levaram enchentes para cerca de um terço do país. Até 31 de agosto, mais de 1.100 pessoas tinham morrido. “Uma crise de proporções inimagináveis”, disse Sherry Rehman, ministra de Mudanças Climáticas da nação.

O Paquistão está acostumado a vivenciar chuvas fortes entre junho e setembro. Elas fazem parte do fenômeno das monções, em que os ventos mudam de direção conforme a estação, colaborando para a formação de chuvas em algumas épocas do ano. Agora é verão por lá, e as massas de ar úmido, vindas do oceano, criam nuvens que causam as tempestades.

Em 2022, o aumento no volume de chuva provocou a maior enchente do Paquistão nos últimos 30 anos, de acordo com Shehbaz Sharif, primeiro-ministro do país. Segundo o serviço meteorológico local, em geral, choveu o dobro do que era esperado para o período.

Ajuda
O trabalho para auxiliar as mais de 33 milhões de pessoas afetadas (um paquistanês a cada sete), feito pelo governo do Paquistão e por organizações humanitárias, é prejudicado pelos danos que as enchentes causaram em pontes e estradas. Os prejuízos de infraestrutura ultrapassam os 10 bilhões de dólares (cerca de 51 bilhões de reais).

Outros países e entidades anunciaram ajuda ao Paquistão. Os Estados Unidos, por exemplo, vão enviar cerca de 153 milhões de reais à nação. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI), organização que trabalha pela estabilidade econômica mundial, anunciou um pacote de mais de 5 bilhões de reais.

#pracegover: Chuvas causam danos em casas no Paquistão. Na imagem é possível ver a estrutura das casas, janelas e telhados tombando. Crédito de imagem: Reprodução/Twitter

Para as autoridades paquistanesas, a tragédia é consequência da falta de responsabilidade de outras nações em relação ao meio ambiente. De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Germanwatch, o país asiático está entre as nações mais ameaçadas pelas mudanças climáticas.

Países da Europa têm pior seca em 500 anos
De acordo com um relatório do Observatório Europeu da Seca, a Europa vive a pior seca em ao menos 500 anos, em mais uma consequência das mudanças climáticas. Os dados do estudo, divulgados em 23 de agosto, mostram que dois terços do continente europeu estão sob algum tipo de alerta. A seca provocou aumento nos incêndios, racionamento de água, suspensão na navegação de embarcações grandes (em decorrência da diminuição do nível das águas) e queda nas colheitas de alimentos. Os cientistas afirmam que a piora do efeito estufa é a principal causa da seca.

Glossário
Efeito estufa: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes. Esses gases ficam “presos” na atmosfera, acumulando-se em uma camada que impede o calor de sair da Terra. Ao ser intensificado pela ação humana, leva ao aquecimento global.

Fontes: Brasil Escola, CNN, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, G1, podcast O Assunto e Superinteressante.

Texto originalmente publicado na edição 193 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido