Em 26 de dezembro, a prefeitura de Manaus liberou o acesso à praia de Ponta Negra, às margens do rio Negro, depois este ultrapassou os 17 metros de profundidade. Crédito de imagem: João Viana/Semcom/reprodução

As águas do rio Negro, um dos principais afluentes do rio Amazonas (corpo hídrico que desagua em outro), estão retornando à normalidade enquanto o estado deixa para trás o período crítico de seca. Em outubro de 2023, o rio esteve com o menor nível de água desde o início do registro histórico, cerca de 13,63 metros, segundo a medição do Porto de Manaus (responsável por medir e divulgar o volume diário do rio). Já em 7 de fevereiro, o porto marcou 21,5 metros de profundidade. Apesar dos dados positivos, a média da primeira semana de fevereiro deste ano (21,36 m) está dois metros abaixo do mesmo período dos cinco anos anteriores (23,96 m, entre 2019 e 2023).

Leia no Joca: em outubro de 2023, rio Negro atinge nível mais baixo da história.

O volume baixo do rio foi uma das consequências causadas pela seca extrema que a *Amazônia enfrentou no segundo semestre de 2023. Naturalmente, esse período do ano é marcado por menos chuvas, níveis menores de rios e aumento de queimadas. Em 2023, no entanto, segundo alguns climatologistas, a chegada do El Niño — aliada a outros fatores climáticos — causou uma seca maior do que a habitual.

Evolução dos índices de volume do rio Negro no último período de seca. Clique na imagem para ampliar. Dados: Porto de Manaus

*Veja o glossário ao fim da matéria.

Segundo comunicado do Serviço Geológico do Brasil (SGB), os rios do Amazonas já estão em processo de enchente. Em evento promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em janeiro, rios como Solimões, em Manacapuru (AM); Negro, em Manaus (AM); e Purus, em Beruri (AM), que estavam abaixo da média, alcançaram a fase de recuperação.

“Em Manaus, o rio Negro também está em processo de enchente, com subidas diárias da ordem de 10 cm, e nesta semana, apresentou níveis considerados normais para a época. Porto Velho iniciou a semana com subidas, mas apresentou oscilações nos últimos dias. Em Humaitá, o rio Madeira subiu, registrando pequenas elevações diárias”,

destacou a pesquisadora em geociências do SGB Jussara Cury.

As paisagens ao redor do rio Negro já começaram a retornar à normalidade. A equipe do G1 preparou imagens interativas que revelam como alguns cenários estavam em outubro em comparação aos dias atuais (clique no link para acessar).

Glossário

Amazônia: um dos seis biomas (conjuntos específicos de vida animal e vegetal) do Brasil, com clima úmido, vegetação densa e grande biodiversidade. Ocupa quase metade do território nacional.

El Niño: fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico, podendo provocar furacões e tempestades. No Brasil, o El Niño afeta o regime de chuvas.


Serviço Geológico do Brasil (SGB): órgão governamental responsável por compartilhar dados dos recursos minerais (como água, petróleo e carvão mineral) do país e desenvolver pesquisas na área geológica.

Fontes: Porto de Manaus, SGB e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido