Trecho de diário de Anne Frank, que ficou famoso como registro histórico da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Crédito de imagem: Katie Falkenberg/Los Angeles Times via Getty Images

Shaun Usher, editor e pesquisador britânico, criou, em 2023, o site Diários Notáveis (Diaries of Note, em inglês), em que é publicada, todos os dias, uma página que pertence ao diário de uma personalidade famosa da história, incluindo políticos, artistas, escritores e outras figuras de diferentes épocas e lugares. 

O dia em que o trecho de algum diário é publicado no site segue a data da criação original. Por exemplo, a primeira publicação no site foi no dia 1º de janeiro de 2023 e mostrava uma página do diário da cronista Emilie Davis, sobre o fim da escravidão nos Estados Unidos, redigida exatamente em 1º de janeiro de 1863. 

Veja também: Rabiscos e anotações em livro de 1.300 anos são descobertos na Inglaterra

O site já acumula páginas de diários de figuras como o escritor tcheco Franz Kafka, a rainha Vitória, do Reino Unido, o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, Charles Darwin, Andy Warhol, F. Scott Fitzgerald e outros nomes importantes. Além disso, a plataforma oferece indicações de leituras que complementam as páginas, já que esses registros muitas vezes também carregam frases que falam sobre momentos históricos, políticos, artísticos e sociais da história do mundo. O site tem um acervo em que é possível pesquisar datas e nomes para encontrar trechos específicos dos diários publicados. 

“Queremos celebrar os diários, a forma de escrita mais íntima, terapêutica e reveladora, e uma oportunidade de ver como as pessoas tentaram construir o sentido da própria vida ao longo do tempo”, expõe a descrição oficial do projeto. 

As páginas dos diários contam desde acontecimentos históricos a dias rotineiros que mostram sentimentos pessoais dos autores. Os 365 trechos que serão postados durante 2023 já foram previamente selecionados pelos organizadores do projeto, que pretendem continuar com a iniciativa nos próximos cinco anos.

Cartas notáveis 

Esse não é o primeiro projeto de Shaun. Ele também já havia criado o blog Cartas Notáveis, que, assim como Diários Notáveis, reúne raros escritos de diferentes personalidades famosas, mas no formato de cartas, que compartilham diversos sentimentos e mensagens. A primeira criação de Shaun também resultou no livro Cartas Extraordinárias, de 2014. O site Cartas Notáveis continua sendo atualizado.


Fontes: Nexo Jornal, Diários Notáveis, Cartas Notáveis e El País.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Flora Sant Ana

    1 ano atrás

    faz sobre a menor pessoa do mundo por favor bjs flora escola parque

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido