Anotações em cópia de "Atos dos Apóstolos" foram descobertas graças a nova tecnologia que está sendo utilizada na Biblioteca Bodleiana, em Oxford. Crédito de imagem: reprodução/redes sociais

Jessica Hodgkinson, pesquisadora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, descobriu rabiscos misteriosos em um livro de 1.300 anos. As anotações milenares puderam ser descobertas em 2022, graças a uma nova tecnologia da Biblioteca Bodleiana que consegue analisar a textura e o contorno físico das páginas de livros. Isso foi um grande feito, considerando que os rabiscos não foram gravados com tinta, e sim arranhados nas páginas com um objeto pontiagudo. 

O livro em questão é uma cópia dos “Atos dos Apóstolos”, que pertence ao “Novo Testamento”, da Bíblia (livro sagrado do cristianismo), datado do século 8, ou seja, em torno dos anos 700. A cópia está localizada na Biblioteca Bodleiana (Oxford, Inglaterra).  

A análise mostrou anotações em cerca de cinco páginas do exemplar. Na página de número 18, abaixo de um texto em latim foi escrito Eadburg ao lado do desenho de uma cruz. Por isso, os pesquisadores acreditam que Eadburg seja o nome de uma freira, também da Inglaterra (mais precisamente de uma vila de Kent) e dona do livro.

A reprodução digital mostra trecho em que foi descoberto o nome de Eadburg no livro. Crédito de imagem: reprodução: redes sociais

Outros rabiscos, que possuem letras mais difíceis de interpretar, possivelmente podem significar “está na prisão” em um inglês arcaico. Como as anotações surgem abaixo de um texto em latim que também fala sobre prisão, pesquisadores teorizam que talvez Eadburg estivesse na prisão quando escreveu no livro. 

Veja também: Egito divulga primeiras imagens de corredor descoberto na Grande Pirâmide

Misteriosamente, em outras páginas foram encontrados desenhos de rostos de pessoas. As ilustrações mostram várias figuras humanas: um rosto em formato quadrado com os braços estendidos; outra com o braço à frente de uma figura com expressão triste; e demais ilustrações variadas.

Como foi possível descobrir essas escrituras? 

A tecnologia que permitiu descobrir os rabiscos na cópia de 1.300 anos de “Atos dos Apóstolos” pertence ao projeto Archiox, sigla em inglês para Análise e Registro do Patrimônio Cultural em Oxford. O método utiliza aparelhos como câmeras específicas e lasers capazes de identificar relevos nas superfícies das páginas que são invisíveis a olho nu. 

Os estudos do projeto Archiox seguem sendo desenvolvidos na Biblioteca Bodleiana e criando projeções digitais que revelam anotações escondidas em registros de outros séculos. Pesquisadores apontam que a tecnologia pode continuar ajudando cada vez mais na descoberta de informações históricas relevantes. 

Fontes: G1 e BBC

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • leticiapinho

    1 ano atrás

    Imagina que a autora dos rabiscos só fez isso porque tava entediada

  • Milena Varizano

    1 ano atrás

    Imagino meus rabiscos na agenda enquanto falo no telefone sendo decifrados daqui milhares de anos.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido