Por Pedro Oliveira

De acordo com dados de 16 de outubro do Porto de Manaus, no Amazonas, o rio Negro atingiu o menor nível já registrado desde 1902, quando as medições começaram: 13,59 metros (m) — e as águas seguem baixando 13 centímetros por dia, em média. As duas piores marcas anteriores foram 13,63 m (24 de outubro de 2010) e 13,64 m (30 de outubro de 1963). 

Comunidades estão isoladas, escolas precisaram ser fechadas e embarcações enfrentam dificuldades para efetuar o transporte pelo rio. Outros três rios da região também chegaram aos níveis mais baixos já vistos: Amazonas, Branco e Purus.

O que está acontecendo?

Em entrevista ao Joca, Renato Cruz Senna, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, explicou que a atual seca em toda a porção norte da América do Sul é causada pela associação do El Niño (fenômeno natural de aquecimento do Oceano Pacífico) com um evento de aquecimento do Oceano Atlântico: “Eles alteram a circulação da atmosfera, fazendo com que as nuvens sobre a Amazônia tenham menor desenvolvimento ou não ocorram. Isso leva à redução ou ausência das chuvas”, explicou. 

#pracegover: vista aérea do rio Negro, em Manaus. No rio há algumas embarcações e, na frente dele, uma extensa faixa de areia. Mais adiante, construções como prédios compõem a cidade. Crédito de imagem: Bruno Zanardo/Getty Images

A estiagem (seca prolongada) afeta principalmente os povos ribeirinhos, que dependem do rio para atividades como a pesca artesanal. No Amazonas, 59 municípios estão em estado de emergência, quando o governo pode colocar em prática mais ações para controlar a situação.

AÇÕES DE AJUDA

Em resposta à estiagem no Amazonas, o governo federal vai liberar 324 milhões de reais para serem usados, por exemplo, por órgãos de saúde. Além disso, os beneficiários amazonenses do Bolsa Família puderam receber a parcela de outubro antecipada. De acordo com o governo do estado, até o fim do ano, mais de 400 mil cestas básicas devem ser repassadas para as famílias afetadas.

#pracegover: vista aérea de Manaus em 1990; o rio está cheio e com embarcações flutuando. Ao fundo, prédios compõem a vista. Crédito de imagem: COLLART Hervé/Sygma via Getty Images

o que eu penso sobre…

“Várias pessoas foram afetadas pela seca. Eu já estive algumas vezes no Porto de Manaus e, quando passava pela ponte, tinha muita água. Fui recentemente e vi uma grande diferença agora com a seca. O rio Negro faz parte da nossa cidade e da natureza, por ele passam barcos, navios, balsas, por isso ele precisa estar cheio. A preservação do rio é muito importante.” Igor S., 10 anos, Manaus (AM)

#pracegover: Igor está parado na areia, em frente ao rio Negro. Ele veste camiseta preta, bermuda azul e chinelo branco. No rio tem algumas embarcações. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Glossário

BOLSA FAMÍLIA: programa do governo federal de transferência de renda para famílias em situação de pobreza.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido