No dia 1º de setembro, o filme Down Quixote começou a ser exibido para o público no estado de São Paulo. Trata-se de uma releitura do livro Dom Quixote, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. O longa-metragem traz um elenco composto por pessoas com síndrome de Down, condição genética que diferencia as células desses indivíduos em comparação com as de quem não tem a síndrome.

Os atores e atrizes do filme fazem parte do Grupo Adid de Teatro, que surgiu, em 1998, como um dos cursos oferecidos pela Associação Para o Desenvolvimento Integral do Down (Adid). A ideia da produção veio depois que a pandemia de covid-19 se espalhou pelo país, impedindo que o grupo continuasse ensaiando a peça que apresentaria naquele ano (que seria de Dom Quixote).

Assim, o professor da turma, Leonardo Cortez (diretor e roteirista do filme), optou por transformar o espetáculo teatral em material audiovisual e fez os ensaios de Down Quixote por encontros on-line de vídeo.

A história se passa em Tiradentes, cidade de Minas Gerais, e retrata justamente a realidade do grupo de teatro, que teve que paralisar os ensaios de Dom Quixote em consequência da pandemia de covid-19. As cenas mesclam a vida do protagonista, Diogo, durante o isolamento social, com as aventuras fantasiosas de um cavaleiro andante, o personagem Dom Quixote.

Para saber mais sobre como foi integrar o elenco, nosso repórter mirim, Theo E., 10 anos, conversou com Daniel Gejer, ator de 46 anos que interpretou o papel de Segismundo e dele mesmo, Daniel. Confira como foi esse bate-papo.

#pracegover: o ator Daniel Gejer está caracterizado como Segismundo, um dos personagens que ele interpreta no filme Down Quixote. Ele está de calça bege e camisa cor-de-rosa clara. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Você se preparou para ser ator? Como?
Sim, muito. Eu estou no teatro desde 1998.

Ah, que legal. Você quer continuar atuando?
Continuarei, sim.

E o que você vai fazer depois desse filme?
Vou fazer a peça Down Quixote no fim do ano.

Você gostou de trabalhar no filme? Qual foi a cena que você mais gostou de fazer? Como foi?
Gostei muito. A cena de que mais gostei foi com o Diogo falando no telefone. Eu falo com ele pelo telefone, né? Ele está em Tiradentes e eu estou em São Paulo. Aí ele liga para a namorada dele, mas ela não atende. Ele atende o celular, e sou eu. Aí eu falo com ele sobre como ele está, como eu estou e se está tudo bem.

theo-e-reporter-mirim
#pracegover: o repórter mirim Theo usa boné e camiseta azul-clara. É possível ver as alças de uma mochila que ele leva nas costas, nas cores vermelha e preta. Ao fundo, uma praia. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Como o diretor fez para reunir os atores durante a pandemia? Porque, pelo que eu vi, o elenco estava espalhado pelo país.
Fizemos on-line, [pela plataforma de videoconferência] Zoom.

Nossa, que interessante! E os atores que fizeram o filme já se conheciam? Você conhecia alguém do grupo?
Sim, porque nós somos do mesmo grupo de teatro, né? Então a gente já se conhece.

Mudaria alguma coisa para você e para os demais atores se o diretor também tivesse síndrome de Down?
Não. Para mim, é tudo igual. Para a gente, é normal.

Quais valores o filme quer transmitir?
Que a gente é capaz de seguir o próprio sonho. A gente passa [a mensagem sobre] como é capaz e se mostra no on-line (no Zoom) e no presencial.

Você quer falar alguma coisa a mais?
Seguinte: assistam ao filme, porque é um filme importante. Agora [momento em que a entrevista foi feita] nós estamos em um festival do Rio de Janeiro, o Festival do Rio de cinema.

FESTIVAL DO RIO
Foi criado, em 1999, com a junção de dois outros eventos de cinema nacional que eram realizados desde 1980: a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival. O evento promove a valorização do cinema, trazendo novidades e clássicos do audiovisual nacional e internacional, além de sessões especiais com participação de grandes nomes da área. A edição deste ano foi a 24ª e ocorreu entre os dias 6 e 16 de outubro. Clique aqui e leia mais sobre o filme Down Quixote na página do Festival do Rio.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido