Goku, protagonista do anime, é um dos personagens mais conhecidos do mundo. Crédito de imagem: redes sociais/reprodução

Akira Toriyama, artista japonês de mangás (estilo japonês de histórias em quadrinhos) e criador da franquia Dragon Ball, faleceu, em 1º de março, por uma complicação de saúde. O anúncio foi feito uma semana depois, em 8 de março, pela Bird Studio Co., estúdio de mangá criado por Akira, em 1983, após o sucesso da série Dr. Slump, produzida pelo autor.

“O falecido deixou muitos trabalhos como artista de mangá. Graças ao apoio de muitas pessoas ao redor do mundo, conseguimos continuar nossas atividades criativas por mais de 45 anos. Espero sinceramente que o mundo único das obras de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”,

lamenta, em nota, o estúdio de Akira.

A editora Shueisha, responsável por fazer a primeira publicação do mangá, em 1984, na revista Weekly Shonen Jump, também comentou a perda do autor. Em nota, o departamento editorial lamentou a morte repentina de Akira, que conseguiu, segundo a própria empresa, transcender as fronteiras nacionais e criar obras lidas e amadas em todo o mundo. “Além disso, os personagens encantadores criados por ele e seu avassalador estilo de desenho exerceram grande influência em muitos artistas e criadores de mangás”, completa o comunicado. Com a nota, a editora publicou diversas mensagens carinhosas de amigos do autor.

Goku criança na nova série, Dragon Ball Daima. Crédito de imagem: Bird Studio/Shueisha/Toei Animation/divulgação

Outra entidade a prestar homenagens foi a Toei Animation, que fez a versão em anime (animação japonesa desenhada, muitas vezes, à mão) do mangá. “Nossa empresa tem muitos funcionários que respeitam o senhor Toriyama, que trabalhou em obras-primas como Dr. Slump e a série Dragon Ball, e estamos verdadeiramente gratos por sua orientação em relação às produções. A Toei Animation ficou muito honrada em poder adaptar a obra desse artista, querido no mundo todo, para um anime”, diz o comunicado.

Dragon Ball

Dragon Ball é uma saga japonesa criada por Akira Toriyama. A obra foi inicialmente lançada em mangás, em 1984, e posteriormente adaptada para animes, jogos, livros e filmes. O universo acompanha as aventuras de Goku, que desde a infância treina artes marciais e explora o mundo em busca das sete esferas do dragão.

As sete esferas do dragão são artefatos místicos da história principal da franquia. No enredo, quem consegue reunir todas elas é capaz de invocar o Dragão Eterno, que pode realizar desejos. Crédito de imagem: JaysonPhotography/Getty Images/reprodução

O universo de Dragon Ball é composto por três sagas principais, dois spin-offs (Dragon Ball GT e Super Dragon Ball Heroes) e mais de 20 filmes oficiais (entre eles, um live-action). A primeira série, chamada apenas Dragon Ball, é de 1986, e tem 153 episódios; depois veio Dragon Ball Z, em 1989, com 291 episódios; e, por fim, Dragon Ball Super, em 2015, de 131 capítulos.

Os filmes da franquia são divididos pelas três fases, sendo quatro da primeira saga, 15 de Dragon Ball Z e, até o momento, dois de Dragon Ball Super.

Fontes: Dragon Ball Official, Shonen Jump (Shueisha), Toei Animation e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_somar7 aluno_somar7

    4 dias atrás

    foi muito triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido