Ian Beacraft, fundador da empresa de inovação tecnológica Signal and Cypher, em palestra sobre inteligência artificial e metaverso, na edição do SXSW de 2023. Crédito de imagem: SXSW/divulgação

Entre 8 e 16 de março, será realizado, na cidade texana de Austin, nos Estados Unidos, o festival South by Southwest (SXSW), evento internacional de cinema, televisão, tecnologia, educação, cultura e música. A ideia do evento anual é reunir temas e profissionais diversos para compartilhar ideias, descobertas de novos talentos e exploração das tendências mais recentes em cada área.

A abertura do evento será no Dia Internacional da Mulher e trará grandes personalidades femininas com a palestra “Quebrando barreiras, moldando narrativas: como as mulheres lideram dentro e fora da tela”.

“Fundado em 1987, em Austin, Texas, o SXSW é mais conhecido por suas conferências e festivais que celebram a convergência de tecnologia, cinema e televisão, música, educação e cultura. Um destino essencial para profissionais globais, o evento anual de março apresenta sessões, apresentações de música e comédia, exibições de filmes e televisão, exposições, desenvolvimento profissional e uma variedade de oportunidades de networking”,

diz a página principal do evento.

Destaques do SXSW 2024

Presente e futuro da inteligência artificial (IA)

Peter Deng, chefe do ChatGPT e vice-presidente da OpenAI, conversa com Josh Constine (da empresa de tecnologia Signalfire) sobre questões da atualidade das ferramentas de IA. Na descrição do evento, são apontados questionamentos como: “Quais são as implicações práticas e filosóficas da IA?”; “Como isso mudará nossa percepção de nós mesmos?”; e “Estamos todos destinados a nos tornar engenheiros imediatos ou artistas felizes desempregados?”.

Quando? 11 de março.

Uso da tecnologia para enfrentamento da crise climática

Um encontro entre Dara Khosrowshahi, CEO (presidente executivo) do Uber, e Kirk Watson, prefeito da cidade de Austin (Texas), para debater como as novas tecnologias podem ser aliadas para um futuro mais sustentável. 

Quando? 11 de março.

Boas e más práticas jornalísticas com ferramentas de IA

Palestra de Zach Seward, diretor editorial de iniciativas com IA do jornal The New York Times, traz bons e maus exemplos do uso desse recurso no fazer jornalístico. O especialista também comenta as possibilidades de uma utilização ética e eficaz da IA no jornalismo.

Quando? 11 de março.

Bioeconomia: prosperando na Floresta Amazônica

Painel brasileiro sobre a aliança entre produtores de comunidades tradicionais da Amazônia, Organizações Não Governamentais (ONGs), governos e indústrias na busca de soluções sustentáveis para a crise climática. Participam da conversa a ativista ambiental e advogada norte-americana Colette Pichon Battle, Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura&Co, e Txai Suruí, ativista indígena pela justiça climática.

Quando? 13 de março.

Fontes: SXSW, Terra, InvestNews e Globo Gente.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido