#pracegover: a imagem, em preto e branco, mostra Ayrton Senna durante a F1 de 1990. Ele usa macacão de corrida e olha para o lado direito. Ao fundo, arquibancada de um autódromo não identificado. Imagem: divulgação/Instituto Ayrton Senna

No dia 1º de maio de 1994, Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1, bateu o carro durante uma corrida em Ímola, na Itália, e faleceu, aos 34 anos. Quando isso aconteceu, ele já era um dos esportistas mais importantes do Brasil, consolidando-se com 41 vitórias e 80 pódios no campeonato. Por isso, a notícia da morte do piloto foi motivo de comoção nacional e até hoje a data rende homenagens. 

Ayrton Senna da Silva nasceu, em 21 de março de 1960, em São Paulo. O pai dele, Milton Silva, foi quem o apresentou ao automobilismo e incentivou a carreira do filho. Com 13 anos, Senna já corria profissionalmente em circuitos menores. A estreia na Fórmula 1 foi em 1984, no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

estátua Ayrton Senna no calcadao de Copacabana
Ayrton Senna é um dos ídolos do esporte brasileiro. Foto: Instituto Ayrton Senna


Ele começou mal. Na oitava volta, o motor do carro de Senna falhou e ele precisou abandonar a corrida em 13º lugar. Mas isso não o fez desistir, e sua carreira no automobilismo só melhorou. 

Pela equipe Lotus, o piloto venceu a primeira corrida em 1985 e lá permaneceu até assinar com a McLaren, a partir de 1988. Pela escuderia inglesa, também corria Alain Prost, com quem Senna manteve forte disputa por prestígio na Fórmula 1.

Ayrton Senna foi campeão pela primeira vez em 1988, disputando o título ponto a ponto com Prost. O brasileiro levou o campeonato novamente em 1990, repetindo o feito em 1991, com Prost na Ferrari. 

#pracegover: a foto mostra Ayrton Senna dentro do carro McLaren MP4/6, no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991. O carro tem cores branca e vermelha. Dentro, é possível ver o capacete amarelo do piloto. Imagem: divulgação/Instituto Ayrton Senna

As vitórias de Senna nas pistas fizeram com que brasileiros acordassem cedo todo domingo. Sempre que ele vencia uma prova, a transmissão da TV Globo tocava o “Tema da Vitória”, uma música instrumental associada aos momentos de triunfo. 

No mesmo ano da morte de Ayrton Senna, a Seleção Brasileira de Futebol venceu a Copa do Mundo, após uma disputa contra a Itália. Na hora de comemorar, os jogadores fizeram uma homenagem ao piloto. Naquele ano, o país do futebol era o país do automobilismo.  

Ouça o “Tema da Vitória”

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • DUMONT 17

    11 meses atrás

    Eu gostei da homenagem que vocês fizeram para o Ayrton Senna, e gostei da consideração que a seleção brasileira teve pelo piloto naquele ano. E.E.Henrique Dumont villares Júlia s. 10 anos 5°ano B.

  • DUMONT 28

    11 meses atrás

    Eu fiquei muito triste após a morte do Ayrton Senna.

  • DUMONT 28

    11 meses atrás

    Fiquei muito triste após a morte do Ayrton Senna,no dia 1 de maio eu fiquei muito triste.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido